Faça uma busca
|
Publicado em: 21 de abril de 2021

Chá para infecção urinária: confira as melhores opções

Conheça 5 tipos de chá que ajudam no tratamento da infecção urinária.

Imagem: champja/iStock

A infecção urinária é um dos problemas mais incômodos que existem. Entre os sintomas mais recorrentes estão a ardência ao urinar, a sensação de bexiga cheia, e urina com cores mais escuras. Mas quando esses desconfortos surgem o que se pode fazer até buscar atendimento médico? Uma das opções é preparar um chá para infecção urinária. 

Leia também: 3 banhos de assento para tratar infecção urinária

A natureza nos oferece inúmeras ervas medicinais que são verdadeiros remédios para diversos problemas de saúde. No caso da infecção urinária, os chás podem desde tratar os sintomas até eliminar as bactérias que causam a doença. A infecção urinária se caracteriza pelo surgimento de micro-organismos nocivos no corpo que seguem da corrente sanguínea até o trato urinário. E os chás podem atuar no combate à essas bactérias.

Apesar da infecção urinária ser mais comum entre as mulheres, inclusive durante a gravidez, esta condição também incomoda muitos homens, principalmente depois dos 50 anos. Por isso, é importante ter em mente que esse é um problema muito sério. Chás para infecção urinária podem ajudar amenizando os sintomas, mas não há nada que substitua a avaliação médica e o tratamento que o profissional recomendar.

5 tipos de chá para infecção urinária 

1. Chá de cavalinha

chá para infecção urinária
Excelente diurético, o chá de cavalinha pode te ajudar a tratar da infecção urinária. (Imagem: Madeleine_Steinbach/iStock)

As substâncias diuréticas podem ser poderosas aliadas contra a infecção urinária, pois ajudam a eliminar as toxinas do organismo de maneira mais rápida. Dentre essas substâncias está a equisetonina, ou saponina, que ajuda a eliminar líquido do corpo e está presente na cavalinha. Para preparar esse chá, coloque 100 g de folhas de cavalinha em 1 litro de água fervente. Misture tudo e deixe descansar por 10 minutos. Após coar o chá, você pode consumi-lo de 4 a 6 vezes por dia. 

2. Chá de hidraste

Outro chá para infecção urinária eficaz é o de hidraste, que contém hidrastina e berberina; duas substâncias que combatem inflamações. Além disso, a berberina é capaz até de impedir que algumas bactérias se unam às paredes do sistema urinário. Dessa forma, são eliminadas mais facilmente. Para preparar esse chá você precisará de 1 colher (chá) de raiz de hidraste em pó e 250 ml de água fervente. Coloque os ingredientes em um recipiente e deixe apurar por 10 a 15 minutos. Após coado, pode ser consumido até 3 vezes ao dia. 

3. Chá de uva-ursina

folha de uva-ursina
O chá de urva-ursina ajuda no combate às bactérias que causam a infecção urinária. (Imagem: Savany/iStock)

As folhas de uva ursina ganham destaque no tratamento da infecção urinária devido a uma substância chamada arbutina. Essa substância é antibacteriana e, graças a ela, o organismo elimina bactérias, vírus e fungos responsáveis pela infecção. 

Você vai precisar de 3 g de folha seca de uva ursina e 200 ml de água fria. Deixe a mistura repousar em um recipiente tampado por 12 a 14 horas. Depois de coado, você pode ingerir até 4 xícaras ao dia. Mas atenção, não exagere no consumo desse chá. O abuso dessa substância pode levar a um caso de intoxicação. Beba com moderação e por não mais que 7 dias. No caso de náuseas ou vômitos, suspenda imediatamente o consumo. 

4. Chá de folhas de bucho 

Similar às opções anteriores, as folhas de bucho apresentam propriedades diuréticas e antimicrobianas. Nessas folhas é produzido um óleo essencial capaz de ser absorvido no estômago. Esse óleo, então, é liberado nos rins, se junta com a urina e acaba realizando uma “limpeza” por dentro das vias urinárias. Para fazer o chá, coloque 1 a 2 colheres (chá) de folhas secas de bucho em 1 xícara de água fervente. Em seguida, aguarde por 5 a 10 minutos. Coe e tome o chá de 2 a 3 vezes ao dia.

5. Chá de cabelo do milho 

chá de cabelo de milho
O cabelo de milho tem várias propriedades que podem ajudar a cuidar do trato urinário. (Imagem: FotoLesnik/iStock)

Esse chá também possui propriedades diuréticas. Mas além disso, o cabelo do milho é rico em taninos, terpenoides e alcaloides. Essas substâncias têm efeito antimicrobiano, oferecendo uma força a mais para o seu tratamento. Separe duas colheres (sopa) de cabelo de milho, podendo ser seco ou fresco, e 500 ml de água. Ferva a água e depois despeje por cima do cabelo de milho. Cubra o recipiente e aguarde 10 minutos. Após esse tempo, está pronto para ser consumido. 

Seguindo todas as orientações médicas e não exagerando no consumo do chá para infecção urinária, sua recuperação será mais rápida e segura!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados