Cílios postiços: como colar, limpar e por quanto tempo posso usar?

Os cílios postiços estão super em alta no mundo da maquiagem! Mas com tantas possibilidades de uso, é natural que existam dúvidas. Tire as suas aqui!

Letícia Taets | 20 de Março de 2021 às 12:00

AndreyPopov/iStock -

Antes restritos principalmente ao mundo das performances teatrais, drag queens e aparições no tapete vermelho, os cílios postiços caíram de vez no gosto popular.

Atualmente, é possível encontrar diversas possibilidades e versões para o uso de cílios postiços, mas com tantas opções, é natural que haja também muitas dúvidas.

Por isso, preparamos para você um pequeno guia sobre este acessório tão pequeno e tão marcantes nos looks. Acompanhe nas linhas a seguir.

Tipos de cílios postiços

Imagem: mimi lee/iStock

Em relação ao material dos cílios postiços, há dois disponíveis no mercado: os fios sintéticos e os fios naturais.

Cílios postiços com fios sintéticos

Os fios sintéticos são bem mais comuns de serem encontrados e também um tanto quanto mais baratos do que os fios naturais. É possível encontrar os cílios postiços feitos de fios sintéticos em farmácias e lojas de maquiagens, com grande variedade de marcas e preços.

Cílios postiços com fios naturais

Já os fios naturais costumam ser mais difíceis de serem encontrados e mais caros. No geral, são feitos de cabelo humano virgem e é mais comum encontrá-los disponíveis para venda online. O efeito no olhar costuma ser mais natural.

Hastes para cílios postiços

As hastes, responsáveis por segurar os fios dos cílios juntos, costumam ser feitas de nylon, linha e plástico. Quando é necessário cortar os cílios para utilizá-los, as hastes de nylon e de linha são mais fáceis de manusear. A vantagem das hastes de plástico quanto às outras é o preço, pois costumam ser mais baratas.

Tipos de cerdas

Quanto aos tipos de cerdas de cílios postiços, as mais usados são: cerdas cruzadas, tufos, cantoneiras e anatômicos:

Os cílios de cerdas cruzadas costumam ser os mais escolhidos por mulheres que desejam um look marcante mas mais natural, para ser usado no dia a dia. Por causa de seu formato, em que os fios se cruzam, ele se adapta mais naturalmente aos cílios.

Já os cílios anatômicos oferecem uma versão com mais glamour, ideal para festas e ocasiões especial: neste tipo, os fios vão aumentando de comprimento, do canto interno do olho ao canto externo.

Os tufos são uma ótima opção para quem prefere um look natural e tem pouca habilidade ou costume com o uso de cílios postiços. Tufos geralmente vêm disponíveis em conjuntos de 30-60 fios de comprimentos variados, o que os torna uma das melhores opções para um visual personalizável.

Os cílios do tipo cantoneira são similares aos tufos, mas, como o nome sugere, são aplicados apenas no canto externo dos olhos, para dar um up extra ao olhar.

Como colar cílios postiços?

Imagem: vladans/iStock

Para colar cílios postiços, há duas formas possíveis: utilizando apenas as mãos e a cola, de forma livre e com o apoio de aplicadores de cílios.

Ao escolher a cola, é importante que se opte por uma hipoalergênica e/ou sem látex e formol na composição, para evitar a possibilidade de irritação dos olhos.

Há diversos marcas e modelos disponíveis no mercado, mas vale a pena pagar um pouco mais caro por uma cola de boa qualidade.

Na hora da aplicação, antes de colocar a cola, meça os cílios em relação aos seus olhos. Faça uma breve simulação colocando-os por cima das pálpebras e, caso observe que alguma parte dos cílios está sobrando ou parece não se encaixar de forma correta, corte-a com uma tesoura pequena ou alicate para unha.

Após a medição correta, aplique a cola na raiz dos cílios com o aplicador da embalagem, espere 15 segundos e encoste nos olhos, a partir do canto externo. Vá colocando o resto dos cílios, pressionando de forma leve, até aplicar por completo. Espere a cola secar e continue sua maquiagem.

Por quanto tempo posso usar cílios postiços?

Imagem: utkamandarinka/iStock

O ideal é que os cílios sejam utilizados no máximo por um dia inteiro. Isto é, caso você coloque os cílios pela manhã, é de extrema importância que você os retire e faça a higienização correta dos olhos antes de dormir.

Caso você durma e acorde novamente com os cílios, a probabilidade de que você sinta seus olhos irritados e ressecados é bastante alta. Também é possível desenvolver conjuntivite caso isso aconteça com frequência.

Como retirar e limpar cílios postiços?

Para retirar os cílios postiços, basta puxá-los com bastante cuidado e delicadeza a partir do canto interno dos olhos até o canto externo. É importante passar um demaquilante específico para os olhos para retirar por completo a cola de cílios das pálpebras.

Caso deseje reutilizar os cílios, é necessário higienizá-los da maneira correta: limpe as cerdas dos cílios por seções com demaquilante para olhos, retirando toda a cola da base e guardando-os na caixinha em que foram comprados, para que não se deformem.

Outra opção bastante eficaz para a limpeza dos cílios é lavá-los com uma combinação de água morna, demaquilante e um pouco de óleo vegetal. Após deixar os cílios por alguns minutos nessa mistura até a sujeira sair, secá-los com o secador e colocá-los de volta na caixinha original.