Faça uma busca
|
Publicado em: 9 de agosto de 2021

Como aliviar a dor no pescoço em poucos minutos

Aprenda aqui a se livrar de modo simples do incômodo da dor no pescoço!

Imagem: Christian Horz/iStock

Segundo pesquisas, pelo menos 5 em cada 10 pessoas sentem dor no pescoço pelo menos uma vez ao ano. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, a tensão e a má postura não são as únicas causas. Algumas dores no pescoço surgem por causa de anormalidades neurológicas, lesão em chicotada, articulações desgastadas e até mesmo hérnia de disco.

A boa notícia é que a dor no pescoço mais comum, aquela causada por estresse e má postura, geralmente melhora em alguns dias e há alguns tratamentos simples que ajudam no alívio da dor. Mas caso você esteja sentindo muita dor e desconforto há algum tempo, é importante procurar um médico.

Leia também: 5 dores que não se devem ignorar

Quando devo procurar o médico?

O primeiro passo é identificar se a sua dor foi causada por uma má postura durante o trabalho ou uma noite mal dormida, por exemplo, ou se é um problema recorrente, sem uma causa que você consiga identificar. Caso você se enquadre no último caso é sempre importante procurar um médico. Isso porque a dor no pescoço pode ser sintoma de algo mais grave.

Sintomas como dormência ou dor descendo pelo ombro, braços ou pernas são sinais para você procurar o seu médico ou ir a uma emergência rapidamente. Isso porque esses sintomas podem indicar que você lesionou a sua medula espinhal.

Você também deve buscar assistência médica se tiver qualquer mudança nos hábitos intestinais ou urinários, o que pode indicar que a dor do pescoço esteja relacionada a um problema neurológico.

9 dicas para aliviar a dor no pescoço

A dor no pescoço é desagradável, mas incrivelmente fácil de se tratar. Um estudo internacional realizado durante sete anos sobre a dor nessa região do corpo concluiu que as melhores opções de tratamento podem ser as mais simples, como o exercício físico. Eis aqui as recomendações que podem ajudar a evitar e a aliviar a dor no pescoço.

1. Faça exercício para fortalecer o pescoço e ombros

Um estudo dinamarquês de 10 semanas concluiu que pacientes com dor no pescoço que faziam exercícios específicos para fortalecer os músculos do pescoço e ombros três vezes por semana sentiam dor significativamente menor do que aqueles que faziam apenas exercícios de condicionamento físico.

2. Cuide da sua postura

Afundar-se na cadeira com a cabeça para a frente pode distender os músculos do pescoço. De vez em quando, verifique sua postura e veja se está adequada. Endireite-se, respire fundo, coloque os ombros retos e mantenha a cabeça alinhada com os ombros.

Eleve a tela do computador, de modo que seus olhos sejam direcionados para a parte de cima da tela. Assim, você não terá de inclinar o pescoço para ler a parte de baixo.

3. Busque um quiropata

Um estudo australiano concluiu que a mobilização ou a manipulação do pescoço supera a fisioterapia ou o tratamento médico tradicional na melhora da mobilidade do pescoço e da dor. Contudo, é sempre bom buscar um profissional qualificado e conversar com o seu médico antes de realizar uma sessão de quiropraxia.

4. Observe o seu travesseiro

O travesseiro errado, que faz com que sua cabeça se incline para a frente ou para baixo quando você está deitado de lado, pode estirar os músculos do pescoço. Um travesseiro com contorno anatômico, curvado para apoiar a cabeça e o pescoço, permite que você mantenha a cabeça paralela à cama.

Um estudo realizado durante 12 semanas na Universidade de Toronto concluiu que pacientes que usaram travesseiros com contorno anatômico e que fizeram exercícios para o pescoço experimentaram maior alívio da dor do que aqueles que tentaram outros tratamentos. Você pode encontrar travesseiros com contorno anatômico na Internet ou em lojas especializadas.

5. Evite carregar excesso de peso

Observe se a sua bolsa ou mochila não estão pesadas demais. Carregar muito peso pode acabar forçando os músculos do pescoço e dos ombros. 

6. Use mentol

Cremes ou géis contendo mentol ou cânfora aplicados no pescoço podem aliviar a dor temporariamente; a massagem leve também promove bem-estar.

7. Faça pausas e repouse

Caso você esteja sentindo muito desconforto e tenha um lugar para relaxar, aproveite. Deite-se por alguns minutos durante o dia, para proporcionar ao pescoço uma pausa na sua função de sustentar a cabeça.

8. Use bolsas térmicas

Usar compressas quentes pode ajudar o sangue a circular e, assim, aliviar a dor no pescoço. Caso você não tenha uma bolsa térmica, uma boa dica é usar arroz quente. Primeiramente, coloque um pouco de arroz em uma fronha pequena, amarre a abertura e aqueça no micro-ondas, para fazer uma almofada quente perfeita e que pode se ajustar de forma personalizada ao seu pescoço.

Uma bolsa de gelo envolvida em uma toalha, aplicada sobre o pescoço por 20 minutos várias vezes ao dia, pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação.

9. Movimente o pescoço

Uma ótima forma de aliviar a dor no pescoço é alongar os músculos da região para diminuir a tensão. Abaixe o queixo e, inspirando, lentamente gire a cabeça para a direita e volte à posição original, segurando a respiração brevemente nesta posição; em seguida, gire a cabeça para baixo enquanto expira. Repita, girando a cabeça para a esquerda.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close