Como encontrar o terapeuta de casal certo

Sente que seu casamento está precisando de ajuda e quer procurar terapia para casais? Saiba como acertar na escolha do terapeuta de casal.

Letícia Taets | 9 de Maio de 2021 às 15:00

fizkes/iStock -

Talvez o seu casamento não esteja indo tão bem quanto no início. Pode ser também uma dificuldade de comunicação que nenhum dos dois sabe muito bem como resolver ou até mesmo uma falta de sintonia um tanto quanto inexplicável. Seja o que for, é possível que você sinta que há problemas no casamento que são difíceis demais para que vocês resolvam sozinhos, sem ajuda externa.

A terapia pode ser a escolha certa se vocês dois estiverem enfrentando uma questão muito antiga e/ou muito dolorosa, como a infidelidade, que necessita de privacidade e muita atenção. A terapia também é uma ótima escolha caso vocês não saibam ao certo qual é o seu problema, se um dos dois ou os dois não conseguem falar sobre o assunto, ou se falar entre si apenas piora as coisas.

Os passos a seguir também podem ajudá-lo a encontrar um terapeuta sério e comprometido com o trabalho:

Não espere

Algumas pesquisas mostram que muitos casais esperam pelo menos seis anos para buscar ajuda quanto a problemas conjugais sérios, o que aumenta a chance de o problema ficar tão arraigado e o casal tão angustiado que o aconselhamento será menos eficaz. Assim como você dificilmente esperaria alguns anos para consultar o médico sobre uma dor forte, é necessário usar a mesma abordagem de “buscar ajuda imediatamente” para seu relacionamento.

Pesquise bem

Você pode conversar por telefone com um terapeuta antes de marcar uma consulta; outros podem preferir que você faça uma sessão inicial pessoalmente. Tente conversar ou conhecer vários terapeutas antes de se decidir por um. Para começar, peça recomendações a amigos ou ao médico da família ou ao ginecologista (até mesmo advogados que tratam de divórcio algumas vezes podem indicar bons terapeutas).

Pergunte, pergunte, pergunte

Não tenha medo de descobrir tudo o que você pode sobre um terapeuta antes de concordar em iniciar o aconselhamento com ele, incluindo pedir o número do cadastro ativo no Conselho Regional de Psicologia (CRP). Comece com estas perguntas – e anote as respostas para compará-las com as de outros terapeutas.