Faça uma busca
|
Publicado em: 2 de junho de 2021

Como ensinar sobre o corpo humano a crianças?

Quer ensinar seu filho sobre o corpo humano mas não sabe por onde começar? Te damos dicas aqui!

Imagem: Sharon McCutcheon/Pexels

Você não precisa ter estudado medicina para saber que a anatomia do corpo humano pode ser um assunto bem complexo para ser abordado com crianças. Especialmente por ser um tópico em que pode ser necessário lidar com nomes desconhecidos e difíceis, não é surpreendente que muitos pais tenham dificuldades em explicar para crianças como funciona o corpo humano.

Leia também: 35 livros infantis para dar de presente no Dia das Crianças

No entanto, com tantas abordagens possíveis a grande questão permanece: qual é a maneira mais eficaz de ensinar sobre anatomia e o corpo humano? Para ajudar, listamos quatro dicas para te ajudar a escolher o que vai funcionar melhor para você e para o seu filho!

1. Apresente os sistemas do corpo humano

Todos os nossos movimentos, funções cognitivas, crescimento e mudanças que vemos ao longo da vida são possíveis graças à complexa relação entre nossos sistemas. Os sistemas de órgãos do nosso corpo nada mais são do que um grupo de órgãos trabalhando juntos para realizar uma função específica, como digerir alimentos, pensar ou andar de bicicleta.

Dependendo do nível de escolaridade do seu filho, você pode ir mais fundo no básico e explicar o que é um órgão, tecido e célula, ou continuar a discussão sobre os sistemas, incentivando a criança a pensar, por exemplo, que órgãos ou partes do corpo ela precisa para ser capaz de andar de bicicleta.

Você pode fazer muitas perguntas interessantes como essas que envolvem sistemas diferentes, como "Como nosso corpo fica bem depois de ficar doente?" (o sistema imunológico), “O que acontece com nosso corpo quando corremos e pulamos?” (sistema endócrino, sistema circulatório) etc.

2. Respeite o tempo da sua criança

O ideal é que você apresente um sistema do corpo humano de cada vez: depois de conversar sobre algumas informações básicas sobre os sistemas do corpo humano, você pode ir aprofundando conforme o nível de interesse do seu filho. Os detalhes devem vir de acordo também com o nível de escolaridade do seu filho. O ideal é ir acompanhando juntamente com o que é ensinado na escola.

3. Converse sobre as funções corporais

A estrutura anatômica de cada sistema é crucial para as crianças conhecerem e diferenciarem as diferentes partes do corpo humano, mas esse conhecimento pode não fazer muito sentido a não ser que fique claro o papel funcional de cada sistema e cada órgão desse sistema em manter nosso corpo vivo. Por exemplo, quando tentamos responder à pergunta "Como nosso corpo nos mantém saudáveis ​​?", estamos nos referindo ao sistema imunológico, que é composto de órgãos, células e produtos químicos especiais.

Funcionalidade é o que interessa a todos nós, por isso você precisa se certificar de sempre abordar o papel funcional do sistema ou órgão ao conversar com seu filho sobre o corpo humano. Por exemplo, ao explicar o sistema imunológico, você pode falar sobre cada célula ou substância química como um soldado e comandante e o exército do corpo que vai lutar contra o intruso (vírus, bactérias). Além disso, certifique-se de explorar algumas funções corporais interessantes, como piscar, bocejar ou espirrar. Compartilhar fatos divertidos sobre fenômenos como esses vai quebrar a monotonia e despertar a curiosidade nas crianças.

4. Use materiais interessantes para o seu filho

Uma das melhores formas de incentivar o aprendizado do seu filho é, além de aproveitar a curiosidade natural deles sobre o mais diversos assuntos, usar personagens e materiais que ele já goste para facilitar a aproximação e o interesse com outros assuntos, inclusive sobre temas pesados como o luto e a morte. Pesquisar livros com materiais relativos ao aprendizado do corpo humano que tenham personagens amados pelo público infantil, como a Coleção da Turma da Mônica – Corpo Humano, por exemplo, é uma ótima pedida!


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close