Como escolher o tênis ideal para praticar exercícios físicos

Está pensando largar o sedentarismo e praticar exercícios? Os tipos de pisada e de atividades realizadas influenciam na hora de escolher o tênis ideal.

Letícia Taets | 21 de Março de 2021 às 20:00

Andrea Piacquadio/Pexels -

Uma das partes mais fundamentais para a prática de exercícios físicos é saber escolher o calçado adequado. No entanto, com tantas opções disponíveis nas lojas, pode parecer difícil tomar a decisão correta.

Por isso, selecionamos aqui algumas dicas para te ajudar nesse momento, sempre alertando para a importância de consultar um profissional da área de saúde antes de iniciar atividades físicas. Confira a seguir.

Imagem: Karl Solano/Pexels

Leve em consideração seu tipo de pisada

O tipo de pisada é um dos fatores a serem levados em consideração na hora de comprar seu tênis para exercícios. Cada pessoa possui um tipo de pisada e, para identificá-la, o ideal é consultar um ortopedista para que a avaliação personalizada possa ser feita.

No geral, os três tipos de pisada mais comuns são os seguintes:

Pisada supinada

A força da pisada é realizada com a parte externa do pé ou do sapato quando seu pé atinge o solo. A maior parte do esforço para movimentação para este tipo de pisada se concentra no calcanhar.

Pisada pronada

No caso da pisada pronada, os pés tendem a ir para dentro quando atingem o solo e durante a rotação do movimento. Pessoas com pés chatos, por exemplo, tendem a apresentar a pisada pronada.

Pisada neutra

Para quem possui pisada neutra, a parte frontal dos pés é a mais utilizada para realizar o movimento. A tendência natural é que haja um pouco de pronação e a rotação ocorra para dentro, mas, no geral, quem possui pisada neutra pode usar praticamente qualquer tipo de tênis para exercício.

Escolha a partir do tipo de atividade que você vai praticar

Corrida

Um bom tênis de corrida precisa de um bom sistema de amortecimento. Ao escolher seu calçado, observe a absorção geral de impacto, flexibilidade, controle e estabilidade na entressola (uma inserção dura usada para reforçar o calcanhar de um sapato), bem como leveza e boa tração.

Esses recursos podem ajudar a prevenir dores nas canelas, tendinite, dor no calcanhar, fraturas por estresse e outras lesões por uso excessivo.

Caminhada

Se caminhar é sua atividade preferida, procure um calçado leve com absorção de impacto extra no calcanhar do calçado e principalmente sob a planta do pé. Isso ajudará a reduzir a dor no calcanhar, bem como a queimação e a sensibilidade na planta do pé.

Um sapato com sola ligeiramente arredondada também ajuda a estimular o movimento natural do pé durante o movimento de caminhada. Você também deve procurar uma parte superior macia e confortável e uma sola lisa.

Exercícios aeróbicos

Os calçados para condicionamento aeróbico devem ser leves para evitar a fadiga do pé e ter absorção extra de impacto na sola sob a planta do pé, onde a maior parte da força é feita. Se possível, exercite-se em uma superfície macia (por exemplo, um tapete).

Basquete

Se o seu esporte é basquete, escolha um calçado com sola grossa e rígida. Isso dá estabilidade extra ao correr na quadra. Os tênis de cano alto podem fornecer um suporte extra, mas não necessariamente diminuirão o risco de torção ou lesão no tornozelo.

Musculação

Os tênis cross-training, ou cross trainers, combinam vários dos recursos acima para que você possa participar de mais de um esporte. Um bom cross trainer deve ter flexibilidade na frente do pé necessária para correr e controle lateral necessário para aeróbica ou tênis. Você não precisa necessariamente de um par de tênis diferente para cada esporte em que participa.

O recomendado é que você use calçados específicos para esportes nos esportes que praticar mais de três vezes por semana. Você pode precisar de um calçado especial caso tenha problemas específicos no pé e no tornozelo.

Por exemplo, se seus tornozelos torcem facilmente, você pode precisar usar tênis com sola mais larga. Se você tiver problemas com dores nas canelas, pode precisar de tênis com melhor absorção de choque.

Converse com o seu ortopedista em caso de dúvidas.