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Saúde & Bem-estar

Como melhorar seu cérebro em sete dias

Com uma vida equilibrada é possível melhorar o cérebro e mudar sua vida.

Escrito por:

Douglas Ferreira

Redator
cerebro
Natali_Mis/iStock
Publicado em: Última atualização:

Todos queremos manter o cérebro em excelentes condições, não é mesmo? Mas ao contrário do que muita gente pensa, ter um cérebro saudável é mais fácil do que se imagina. Cada vez mais, o nosso estilo de vida tem papel fundamental nisso. Confira abaixo o nosso planejamento de sete dias para melhorar a saúde do seu cérebro.

Segunda-feira: Planeje dormir o suficiente

Organize a noite de maneira a estar pronto para dormir uma hora mais cedo do que o habitual. Mantenha a refeição leve da noite, sem álcool, e faça um lanche pequeno de carboidratos antes de dormir. Escolha uma atividade tranquila como a última coisa a fazer à noite, sem telas ou luzes brilhantes, ou ruído alto.

Leia também: Como dormir bem: 10 segredos de especialistas do sono

Terça-feira: Agende um exercício

O exercício aeróbio apropriado é importante para a saúde do corpo, e ainda traz benefícios significativos para o cérebro, de curto e de longo prazo. Marque hoje o exercício para a semana seguinte, isso torna mais fácil cumprir a agenda. Por exemplo, arrume a sacola de natação ou os apetrechos para corrida na noite anterior, ou marque um encontro com um amigo para caminhar ou dançar.

Quarta-feira: Treine o cérebro

Mantenha o cérebro em forma com palavras cruzadas ou sudoku hoje, quando tiver algum tempo livre. Experimente exercícios de treinamento cerebral on-line. Inscreva-se em um curso de línguas. Todas essas atividades estimulam o cérebro a aperfeiçoar o funcionamento de longo prazo.

Quinta-feita: Faça um planejamento para a saúde

Quando foi a última vez que você fez um chek-up? A pressão alta, o tabagismo, o diabetes do tipo 2 e as doenças cardíacas estão relacionados a uma diminuição da função cerebral, por isso é importante identificar cedo e tratar esses problemas.

Sexta-feira: Planeje ser sociável

Convide os amigos para uma refeição, telefone para um membro da família ou apenas leve o cachorro para passear no parque e converse com outros proprietários. A oxitocina, hormônio gerado por sentimentos de afeição pelos outros, ajuda a reduzir o estresse e a inflamação. Afagar o gato durante dez minutos pode aumentar de forma significativa os níveis de oxitocina; se os seres humanos de suas relações não estiverem disponíveis um pet pode ajudar.

Sábado: Experimente algo novo

Tente uma nova receita, ou faça compras em uma área diferente e adquira um ingrediente que você nunca usou. Como qualquer outra experiência nova, sabores não familiares estimulam a formação de neurônios novos e também é possível aproveitar essa oportunidade para escolher alimentos ricos em antioxidantes que aumentam a capacidade mental, gorduras saudáveis e carboidratos não processados.

Domingo: Relaxe e rejuvenesça

Se você tem sofrido com o estresse, reserve um tempo para pensar sobre o que o está causando. Decida se existem ações a serem tomadas. Diga “não” às pessoas que estão pedindo demais, e reserve algum tempo para si próprio. É importante fazer isso porque o estresse crônico inibe o crescimento cerebral e sua plasticidade, favorecendo a inflamação no corpo.

Passe um período relaxando todos os dias, concentrando-se em um livro ou passatempo tranquilo ou qualquer outra coisa que permita a reflexão e a calma. A meditação, a ioga ou um exercício de relaxamento podem ser úteis.