Faça uma busca
Saúde & Bem-estar

Conheça os benefícios da amora para a sua saúde

A amora é rica em vitaminas e minerais importantes para a nossa saúde.

Escrito por:

Douglas Ferreira

Redator
benefícios da amora
Valentina_G/istock
Publicado em: Última atualização:

Além de ser uma delícia, a amora faz parte do grupo das frutas vermelhas, e por isso ela é cheia de nutrientes preciosos como zinco, fitonutrientes, ferro, magnésio, e vitaminas A, B, C, E e K, ao mesmo tempo que contém poucas calorias e baixo açúcar em sua composição.

No Brasil, existem três tipos de amora, a amora-vermelha, amora-branca e amora-preta. Além de cada um dos tipos ser muito saboroso, todas eles podem proporcionar benefícios para a nossa saúde.

Benefícios da amora

A amora é uma fruta rica em antocianinas, flavonoides e ácidos fenólicos, compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Essa fruta ajuda no tratamento e prevenção de doenças, como diabetes, infarto, aterosclerose e pressão alta.

Alguns dos benefícios à saúde obtidos com o consumo da amora são:

1. Previne o envelhecimento precoce e o câncer

Os pigmentos arroxeados presentes na amora são conhecidos como antocianinas, que são substâncias capazes de livrar nossas células de variadas doenças. A amora é uma importante aliada no combate aos radicais livres, o que protege a pele contra o envelhecimento precoce e ajuda a evitar doenças degenerativas, como o câncer.

Embora mais pesquisas precisem ser feitas, alguns estudos sugerem que a vitamina C, além das antocianinas presente na amora, pode ajudar a reduzir a formação das substâncias causadoras de câncer no corpo. 

amoras em um bowl
As amoras proporcionam diversos benefícios para a saúde quando consumidas na quantidade certa. (Imagem: ValentynVolkov/iStock)

2. Evita doenças cardiovasculares

As antocianinas também fazem sua parte contra a oxidação do LDL, molécula que transporta colesterol para todos os órgãos. Com isso, evitam a formação de placas nos vasos sanguíneos, quadro que pode desencadear derrame e infarto.

A amora é também rica em potássio, sal mineral importante para o coração. O nutriente facilita a dilatação dos vasos sanguíneos e induz a eliminação de sódio pelos rins. Com isso, ajuda a controlar a pressão arterial e previne os males da hipertensão.

3. Auxilia o sistema digestivo

Por fim, o sistema digestivo e o nosso humor também se beneficiam da pectina, outra maravilha da amora e de outros frutos roxos. O composto é muito importante para a digestão por facilitar a síntese de proteínas e regula a absorção de carboidratos. Como é um tipo de fibra alimentar, ao ser consumida e entrar em contato com água, forma uma espécie de gel que dificulta a absorção de gorduras e diminui a fome, nos deixando com sensação de satisfação.

4. Ajuda na perda de peso

Por ter uma baixo índice glicêmico e uma grande quantidade de fibras, a amora é uma fruta que ajuda a prolongar a saciedade, diminuindo a vontade de comer. Sendo assim, ela pode ser uma boa aliada para quem quer perder peso. 

5. Ajuda a manter uma boa saúde bucal

Segundo um estudo, o extrato de amora possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias contra alguns tipos de bactérias que causam doenças bucais. Embora mais estudos sejam necessários para confirmar os benefícios para a saúde bucal, os pesquisadores sugerem que o extrato de amora pode ajudar até mesmo a prevenir e controlar doenças gengivais e cáries.

6. Contribui para uma boa saúde cerebral

De acordo com uma revisão de estudos publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry, frutas silvestres como a amora ajuda a melhorar a saúde cerebral, prevenindo a perda de memória causada pelo envelhecimento. A pesquisa aponta que os antioxidantes presentes nas frutas silvestres ajudam a combater os radicais livres, alterando a forma como os neurônios se comunicam. De acordo com o estudo, isso pode ajudar a reduzir a inflamação cerebral, que pode levar a problemas cognitivos e motores comuns ao envelhecimento.

Como incluir amoras na sua alimentação

As amoras podem ser consumidas in natura ou como calda para sobremesas, geleia, suco, mousses e até mesmo como farinha. As frutas também podem ser aproveitadas como chá feito a partir das folhas secas.

Veja aqui duas receitas com amora:

Como fazer chá de amora

Segundo a nutricionista Evelyn Reis (CRN-2 10060P) em entrevista ao site Dicas de Mulher, o chá de amora-preta além de proporcionar benefícios para a saúde, é fácil de preparar e pode ser conservado na geladeira por até 24h.

A nutricionista esclarece que a fruta pode ser consumida todos os dias. No entanto, é preciso respeitar o limite diário de uma xícara. Isso porque a amora, apesar de possuir diversos benefícios, pode ter alguns efeitos colaterais se consumida em excesso. Um dos principais efeitos do consumo excessivo dessa fruta é a diarreia.

Além disso, o chá de folhas, casca ou raiz de amora devem ser evitados durante a gravidez ou amamentação e não devem ser consumidos por crianças.

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 1 colher (sopa) de folhas secas de amora-preta

Modo de preparo

Em uma panela, ferva a água. Em seguida, desligue o fogo e adicione as folhas secas da amora-preta, mexa bem, tampe a panela e deixe em infusão por cerca de 5 minutos. Espere amornar, coe e beba sem adicionar açúcar ou mel.