Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 18 de fevereiro de 2021

Atenção aos fios: verão é época de cuidados, alertam dermatologistas

Nesta estação, é importante garantir cuidados extras com o cabelo. Confira!

Imagem: Crédito: Ridofranz

Sol, mar, piscina… Você sabia que esses agentes externos, mais incidentes no verão, podem prejudicar os seus cabelos? Não à toa, é nessa época do ano que os dermatologistas mais reforçam a importância da proteção solar diária, que inclui também cuidados especiais com os fios.

Você pode ainda não saber, mas a exposição solar não danifica apenas a pele. Na verdade, os raios solares também podem atingir a queratina dos fios. E assim, danificar o seu cabelo.

Verão: cabelos mais fracos e quebradiços

pontas duplas
Imagem: iStock

A queratina é uma proteína constituída por 15 aminoácidos, cuja função é proteger e dar resistência aos fios. Assim, ela age como uma “capa protetora”, que preserva os nutrientes dos cabelos.

“O resultado dessa exposição sem os devidos cuidados é um fio quebradiço e cabelos ressecados”, alerta a dermatologista Dra. Mariana Corrêa, do Distrito Federal, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. 

De acordo com a médica, a rotina de cuidados com cabelos e couro cabeludo deve seguir uso de produtos adequados ao tipo de fio, “normalmente envolvendo shampoo, condicionador e algum finalizador, com eventuais uso de boas máscaras capilares e óleos capilares, dependendo da avaliação de um dermatologista”.  

A médica também aconselha apostar em óleos capilares.

“Para os fios ressecados pela ação do sol recomendo óleos que ajudam a recuperar os lipídios dos fios de cabelos, ajudando na qualidade e brilho do cabelo; indico os óleos de argan que tem estudos publicados a respeito. Para blindar os cabelos antes de se expor ao sol há vários cosméticos com vitaminas que protegem os fios da raiz ao comprimento”, detalha Dra. Mariana Corrêa.  

O sol é um grande agressor para os cabelos, causando oxidação dos aminoácidos dos fios, o que diminui a sua resistência.

“Danifica também os lipídeos capilares, causando perda da coesão da cutícula (camada externa do fio), protetora. Tem ainda um desbotamento da cor, seja ela natural ou não, pela degradação da melanina. As substâncias químicas, como o cloro, e os minerais presentes na água do mar, também atingem a cutícula dos fios. O resultado é uma diminuição do brilho e da maciez do cabelo, e uma maior fragilidade da fibra”, explica a dermatologista Dra. Ana Paula Fucci, do Rio de Janeiro, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Como manter os fios hidratos no verão?

leave-in para cabelo
Imagem: iStock

Para manter os fios bem hidratados nessa época do ano, a médica dá algumas dicas. 

“O uso de um condicionador após a lavagem é apropriado para restabelecer algumas propriedades dos fios que certos tipos de xampus modificam, restabelecendo a maciez. Indivíduos que praticam esportes aquáticos, por exemplo, sofrem mais agressões nos fios, necessitando de maior frequência nos cuidados, além de xampus e condicionadores que ajudem na hidratação das hastes capilares”, explica.

Leia também: cronograma capilar — o que é e como fazer o seu?

Além disso, a dermatologista aponta para importância de usar máscaras de hidratação no cabelo (confira neste posts algumas opções caseiras).

“Normalmente uma boa máscara hidratante capilar, uma vez por semana é suficiente, restaurando a maleabilidade, o brilho e a maciez dos fios”, detalha Dra. Ana Paula Fucci.  

Atenção aos protetores térmicos

creme de pentear
Imagem: puhhha/iStock

Alguns produtos próprios para os cabelos têm também ativos importantes para a proteção solar.

“Se for para a praia e piscina adote produtos com proteção solar. É importante ter orientação de um dermatologista na escolha de produtos adequados a cada tipo de cabelo”, alerta Dra. Regislaine Miquelin, de São José do Rio Preto (SP), que tem Título da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. 

Dra. Regislaine alerta que se “for essencial o uso de alguma fonte de calor nos fios, mesmo que esporadicamente, é fundamental o uso de protetores térmicos”.  

“Costumo explicar que no verão ou quando a fibra capilar já está comprometida, secadores, chapinhas, modelador de cachos e qualquer outra fonte de calor devem ficar de fora da sua nova rotina até que os fios voltem a ficar minimamente saudáveis”, explica Dra. Regislaine.

Para não maltratar os fios no verão, a dermatologista recomenda: “use shampoo e condicionador para cabelos danificados, preferencialmente com fórmulas bem nutritivas e hidratantes, além de produtos com ativos como as ceramidas e óleos vegetais, que podem ajudar a recuperar os fios. Tenha também muito cuidado ao desembaraçar os fios frágeis: faça isso apenas quando estiverem úmidos e condicionados”, destaca Dra. Regislaine. 

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados