Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Artigo exclusivo para assinantes!
Cadastre-se para continuar lendo!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 31 de janeiro de 2021

Drenagem linfática: quando é recomendada e quais são os benefícios?

Técnica promete eliminar toxinas do corpo e pode ajudar no emagrecimento

Imagem: iStock

Você já ouviu falar da drenagem linfática? Este procedimento estético é um dos mais populares do país, e pode trazer muitos benefícios para aqueles que o procuram.

Como surgiu a drenagem linfática?

A drenagem linfática surgiu em 1932 e foi criada pela casal de médicos dinamarqueses Estrid e Emil Vodder. Na época, ambos trabalhavam com pacientes que apresentavam muito inchaço nos linfonodos. Mas, como o sistema linfático – cuja principal função é defender nosso organismo de doenças – era pouco estudado, ainda não havia tratamentos com este direcionamento.

O que é a drenagem linfática? Como funciona?

mulher recebendo drenagem linfática
Imagem: iStock

A partir dos estudos e observações do casal Vodder, surgiu a drenagem linfática: uma técnica de massagem manual cujo objetivo é estimular os linfonodos através de uma leve pressão, para que, assim, a linfa passe pelo sistema circulatório, consequentemente eliminando o excesso de fluidos no corpo e também toxinas.

O objetivo é que os movimentos feitos pelo massoterapeuta exerçam uma leve pressão e sempre terminem em algum gânglio linfático, para que a linfa circule pelos pontos desejados.

Por exemplo, caso a área a ser trabalhada na massagem seja a das pernas, os movimentos serão de cima para baixo: da perna até o joelho, da coxa até a virilha. Na barriga, o movimento deve ser feito em direção à virilha. Já nos braços e tórax, os movimentos devem ser em direção às axilas.

Caso a drenagem linfática seja no rosto, os movimentos devem ir em direção ao pescoço. Além disso, o couro cabeludo também pode ser massageado em dois pontos principais: na parte alta do crânio e o segundo um pouco mais abaixo em direção as têmporas.

Atualmente, existem outros métodos que complementam a drenagem linfática, como o Método Amanda Fernandes, criado por uma brasileira e utilizado principalmente em clínicas de estética. Neste procedimento, conhecido como MAF, além dos tradicionais movimentos da drenagem, são incorporados toques para estimular a queima de gordura e acelerar o metabolismo.

Leia mais: 6 tipos de massagem que aliviam a dor

Benefícios da drenagem linfática para a saúde

Ao facilitar e otimizar a circulação da linfa pelo corpo, a drenagem linfática manual (DLM), também proporciona outros benefícios além da visível diminuição de inchaço e edemas, tais como:

  • Ajuda no combate à celulite;
  • Reduz a retenção de líquido;
  • Ajuda no relaxamento corporal;
  • Ajuda a reduzir medidas;
  • Previne problemas de cicatrização pós-cirurgia;
  • Reduz hematomas;
  • Melhora a circulação sanguínea, venosa e linfática.

Quais são as contraindicações da DLM?

A DLM é contraindicada para pessoas cardíacas e/ou com problemas circulatórios e vasculares. Também é desaconselhada para pessoas com infecções, em tratamento oncológico, asmáticos graves e pessoas com pressão baixa.

É possível que gestantes se beneficiem bastante da DLM, bem como pessoas que estão em processo de emagrecimento. Também pode ser uma prática bastante benéfica para pessoas que estão vivendo um momento pós-cirurgia.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados