Entenda qual a importância da testosterona para as mulheres

Hormônios são muito importantes para um bom funcionamento do nosso corpo. Entenda tudo sobre a testosterona para as mulheres.

Matheus Murucci | 7 de Setembro de 2021 às 15:00

Lyndon Stratford/iStock -

Todos nós temos diversos hormônios agindo no nosso corpo. Eles são necessários para regular e equilibrar o nosso organismo. Dois desses hormônios são muito conhecidos, o estrogênio e a testosterona, tratados popularmente como hormônios sexuais femininos e masculinos, respectivamente. Mas se engana quem pensa que só homens ou mulheres se beneficiam de cada um deles. Aqui, vamos explicar a importância da testosterona para as mulheres. Do contrário do que muitos pensam, esse hormônio não se encontra só em homens,

Em mulheres cis, a testosterona se encontra em menor quantidade em relação ao quantitativo encontrado em corpos cis masculinos. Ela auxilia o organismo no processo de reprodução, sendo gerada nos ovários e nas glândulas suprarrenais. No período de ovulação, há um aumento na produção desse hormônio, sendo comum o aumento de libido, por exemplo.

Leia mais: 16 aplicativos para quem quer cuidar da saúde e do bem-estar

A importância da testosterona para as mulheres

A testosterona regulada no organismo, significa um correto balanceamento hormonal. Isso quer dizer que o corpo funciona da maneira mais adequada. Quando há uma baixa na concentração de testosterona, identificam-se alguns sintomas, como redução da libido, indisposição, aumento de peso, pouca sensação de bem-estar, acne e depressão.

Mas quando existe um equilíbrio hormonal, acontece o oposto. A pessoa encontra disposição para diversos tipos de atividades e os sintomas depressivos se anulam. Além disso, nota-se uma melhora na memória, o fortalecimento do coração, da massa óssea e muscular, visto que há maior disposição para exercícios físicos, por exemplo.

Aliás, quando falamos sobre testosterona para as mulheres, é muito comum que associem isso com o aumento de características “masculinas” no corpo feminino. Isso não é real e só aconteceria em caso de um desequilíbrio hormonal muito acentuado.

Como conseguir o equilíbrio hormonal?

Existem algumas formas de conseguir alcançar um devido equilíbrio hormonal, mas qualquer uma delas só deve ser realizada após consulta com um médico de sua confiança. Elas incluem a suplementação de testosterona de formas injetáveis, comprimidos, fazendo uma modificação na dieta ou até mesmo em gel.

Mas é de extrema importância consultar um médico para uma avaliação completa. O excesso de testosterona pode trazer efeitos negativos para o organismo e alguns problemas graves, como câncer ou infarto. Portanto, nada de querer suplementar testosterona só para aumentar o rendimento na academia, está bem?