Exames de detecção de câncer: você precisa fazer?

Fazer exames sem recomendação médica pode ser prejudicial à saúde. Descubra quais exames para detecção de câncer você de fato precisa fazer.

Redação | 2 de Fevereiro de 2022 às 14:00

wutwhanfoto/iStock -

Só porque um exame existe não quer dizer que seja útil para você agora. No entanto, é essencial estar em dia com a sua saúde e visitar um médico regularmente. Isso garante que doenças existentes sejam identificadas e tratadas. Esse é o caso de diversos tipos de câncer, que quanto mais cedo forem descobertos, maiores serão as chances de cura.

Leia também: Combate ao câncer: a prevenção é sempre o melhor caminho

Confira a seguir uma série de exames de detecção dessa doença e descubra quis deles adequados para o seu caso.

1. Mama

A Sociedade Americana do Câncer recomenda mamografias anuais depois dos 45 anos. Mais cedo, só se a mulher tiver histórico familiar de câncer de mama ou mutações genéticas que comprometam o funcionamento de genes como o BRCA1 e o BRCA2; que restauram o DNA danificado e ajudam a suprimir tumores.

2. Cólon

Provavelmente, você não vai precisar de uma colonoscopia ou outros exames de câncer do cólon antes dos 50 anos; a não ser que tenha parentes próximos com câncer colorretal ou pólipos adenomatosos antes dos 60 anos.

3. Pulmão

A não ser que você tenha de 55 a 80 anos e fume ou tenha largado o cigarro há menos de 15 anos; provavelmente não precisará de exames de detecção do câncer de pulmão.

Você sabia que fumar pode prejudicar não apenas seu pulmão, mas também sua pele? Entenda mais sobre isso aqui.

4. Próstata

A Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA aconselha aos homens de 70 anos ou mais que evitem o exame de antígeno específico da próstata (PSA). O câncer de próstata cresce devagar, e o tratamento pode afetar a qualidade de vida. Mas, se for afro-americano ou tiver pai, irmão ou filho que tenha tido essa doença antes dos 65 anos, converse com seu médico a partir dos 45.

Saiba mais sobre o câncer de próstata, sintomas, como prevenir e mais.

Por Lauren Cahn