Faça uma busca
|
Publicado em: 19 de abril de 2022

Existe relação entre o ciclo menstrual e a prática de exercício?

Letícia Taets
Última atualização: 26 de maio de 2022
Por: Letícia Taets

Praticar exercícios físicos podem proporcionar alívio dos desconfortos gerados pelo ciclo menstrual.

Existe relação entre o ciclo menstrual e a prática de exercício? Imagem: cottonbro/Pexels

É muito comum que durante o período de sangramento do ciclo menstrual, isto é, logo duas semanas após o período fértil, haja um desconforto geral no corpo. Seja uma sensação incômoda de inchaço, sejam as tão temidas cólicas, boa parte das mulheres não atravessa este período de maneira incólume. Assim, para muitas surge a questão: vale a pena se exercitar durante este período ou é melhor deixar a preguiça vencer?

Leia também: Ciclo menstrual: o que é, principais fases e período fértil

Pode treinar menstruada?

Falando de forma prática, saiba que não é necessário deixar de fazer exercícios apenas por estar menstruada. Na verdade, continuar fazendo exercícios durante este período pode ser útil por diversas questões. Os benefícios físicos e mentais de se exercitar continuam mesmo durante a menstruação.

Na verdade, seguir uma rotina pode ajudar a aliviar algumas das queixas comuns que acompanham a menstruação, especialmente tendo em visto que este é um período complexo do ponto de vista hormonal. Tanto a progesterona quanto o estrogênio estão em seus níveis mais baixos durante todo o período da fase menstrual do ciclo menstrual, o que pode deixar as mulheres cansadas e com menos energia. Assim, evitar exercícios não vai te fazer poupar energia ou fazer você se sentir melhor.

Menstruação atrapalha o rendimento?

Os primeiros dias da menstruação podem ser os mais desconfortáveis, especialmente se você tem um fluxo muito intenso. Durante este período, o recomendado é que o foco do seu treino seja em movimentos e exercícios menos intensos. Basicamente, o melhor exercício para ser feito durante a menstruação é aquele que te deixar mais confortável. Por isso, é bastante importante variar seus treinos durante esta semana.

Fazer exercício alivia sintomas da TPM?

Se você sofre com a TPM, especialmente sentindo fadiga e alterações de humor nos dias anteriores à menstruação e durante o ciclo, exercícios aeróbicos regulares podem diminuir esses sintomas. Como os exercícios proporcionam um alto teor de endorfinas naturais, podem melhorar o seu humor e até mesmo fazer você se sentir melhor. Como as endorfinas também são um analgésico natural, quando são liberadas durante o exercício, você pode sentir alívio dos períodos desconfortáveis. Os exercícios também tendem a aliviar as cólicas, a dor de cabeça ou as dores nas costas associadas à menstruação.

Qual melhor tipo de exercício para cada fase do ciclo menstrual?

Durante a fase menstrual do ciclo, o ideal é que os exercícios sejam de menos impacto, como caminhadas leves ou sessões mais curtas de exercícios aeróbicos. Já yoga e pilates, por exemplo, são excelentes para fazer na semana que antecede a menstruação. Ambas as atividades podem ajudar a relaxar o corpo e, potencialmente, reduzir sintomas como cãibras, sensibilidade nos seios e fadiga e dor muscular.

Leia também: Como fazer a menstruação descer ou parar antes do tempo?

Se você não estiver sentindo nenhum desconforto durante a menstruação, pode ficar à vontade para continuar com sua rotina regular de exercícios. Basta estar atenta aos ajustes de que seu corpo precisar durante esse período. Se você achar que seu corpo não está funcionando como normalmente, dê um tempo e diminua a intensidade.

De uma forma geral, a prática de exercício regular é benéfica para o corpo e a mente. Varie seus treinos, reserve um tempo extra para se recuperar e respeite o que você é capaz de fazer.