Faça uma busca
|
Publicado em: 4 de maio de 2021

Febre oropouche: saiba mais sobre a doença com sintomas parecidos com a dengue

Assim como a dengue, esta doença também é causada pela infecção através da picada de um mosquito.

Imagem: Zbynek-Pospisil/iStock

A febre oropouche é uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus de mesmo nome. Assim como a dengue, essa doença é causada por um vírus presente em um mosquito, os chamados: arbovírus. Pouco conhecida no Brasil, a infecção tem se tornado comum nas regiões Norte e Centro-Oeste. Estima-se que no interior do Pará já aconteceram cerca de 30 surtos da doença. 


Atenção:
Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico. Nunca se automedique sem antes consultar um médico, principalmente se estiver em algum tipo de tratamento e fizer uso de outros medicamentos.


O que causa a febre oropouche?

A infecção pela febre oropouche acontece em dois ciclos: o Silvestre e o Urbano. O ciclo Silvestre é caracterizado pela infecção animal. É comum que macacos, bichos preguiças e algumas aves silvestres se infectem com a doença. Já no ciclo Urbano, o único infectado é o ser humano. 

Leia também: Dengue: como reconhecer os sintomas e iniciar o tratamento

O principal vetor desta doença é o Culicoides paraensis, também conhecido como  borrachudo ou maruim. Outros mosquitos do tipo Aedes e Culex quinquefasciatus, também podem ser transmissores da doença.

Mosquitos do tipo Aedes também podem transmitir Febre Oropouche
Mosquitos do tipo Aedes também podem transmitir febre Oropouche (Imagem: Mailson-Pignata/iStock)

A principal forma de prevenção da doença é o uso de repelente, principalmente entre 7h e 9h e 16h e 18h. Nesses horários, o recomendado também é que seja feito uso de roupas longas, com poucas partes do corpo expostas para evitar a picada do mosquito. 

Quais os sintomas da febre oropouche?

Essa doença possui sintomas mais comuns, que podem ser confundidos com outras doenças, como a dengue, zika e chikungunya por exemplo. Os sintomas mais comuns da febre oropouche são:

  • Febre;
  • Náuseas;
  • Calafrios;
  • Dor de cabeça;
  • Dor nas articulações.
Febre e nauseas são sintomas da Febre Oropouche
Febre e náuseas são sintomas da febre oropouche (Imagem: Prostock Studio /iStock)

No entanto, em caso de sintomas comuns, deve-se atentar a sintomas mais específicos dessa doença:

  • Fotofobia (sensibilidade à luz);
  • Dor nos olhos;
  • Tontura;
  • Manchas avermelhadas pelo corpo (eventualmente).

Por se tratar de uma doença do tipo aguda, seus sintomas têm um ciclo específico, que dura entre cinco e sete dias. Em quadros mais graves, a doença pode voltar a apresentar sintomas após um período entre 7 e 14 dias.

Como é feito o diagnóstico e tratamento?

O diagnóstico é feito através do exame PCR, mas poucos laboratórios realizam exame para o diagnóstico desse vírus em específico. Com isso, o diagnóstico acaba sendo realizado apenas com base em sintomas, na maior parte das vezes. Bem como com base no histórico do paciente, caso tenha estado em locais onde a infecção pode ocorrer. 

O tratamento segue o mesmo protocolo de outras arboviroses: alívio de sintomas. Não é recomendado o uso de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (aspirina), nem que contenha substâncias associadas. Não por conta da febre oropouche, mas pelo fato de que até que se confirme o diagnóstico, ainda há a possibilidade de ser dengue. 

A febre oropouche não está ligada a complicações mais graves, no entanto, a doença pode evoluir para meningite viral e até mesmo encefalite. Porém são poucos os casos.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados