Florais de Bach: o que são e como usá-los?

Você já deve ter ouvido falar de florais de Bach, mas você realmente sabe o que são e como usá-los? Saiba mais sobre a Terapia Floral!

Douglas Ferreira | 2 de Março de 2021 às 17:00

Karolina Grabowska/Pexels -

As terapias alternativas são uma forma de tratar doenças e sintomas com diferentes métodos desenvolvidos em oposição à tradicional alopatia. A terapia com essência floral — os florais de Bach, como são chamados em razão da criação pelo médico britânico Edward Bach — estimulam o equilíbrio entre mente e corpo.

Florais de Bach realmente funcionam?

Leia também: Conheça 6 terapias alternativas que podem melhorar sua saúde

A pesquisa com florais iniciada por Bach em 1930 foi retomada nos anos de 1970 em diversas partes do mundo e evoluiu com o passar do tempo. Diferentes tipos de florais foram desenvolvidos a partir da flora de cada região e saberes tradicionais.

Atualmente, o SUS oferece 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) à população, dentre eles a Terapia Floral. Ela foi reconhecida pela OMS em 1956 por tratar questões voltadas ao bem-estar emocional e, consequentemente, da saúde de todos nós.

A Fiocruz mantém um observatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), e lançou um manual dedicado ao uso de florais durante a pandemia de coronavírus.

Os florais de Bach devem ser utilizados como complemento ao tratamento médico convencional. (Imagem: PicsbyFran/Pixabay)

O tratamento com essências florais é, acima de tudo, um tratamento de persistência e regularidade. Segundo alguns terapeutas florais, para que o tratamento surta efeito, é preciso que o paciente faça uso pelo menos duas vezes ao dia por pelo menos seis meses.

Para quem a Terapia Floral é indicada?

Os florais de Bach são indicados para quem sofre com problemas como ansiedade ou depressão. Por agir no estado de espírito e nas emoções, os florais podem promover uma melhora nos quadros leves e moderados das doenças. É bastante extensa a literatura sobre o uso de florais no tratamento da ansiedade e como há uma margem de melhora, mesmo que por efeito placebo.

Entretanto, médicos e pesquisadores ressaltam que o uso de florais não deve substituir os tratamentos convencionais proposto pelos médicos, psiquiatras e psicólogos, mas sim complementar esse tratamento.

Os terapeutas ressaltam que os florais de Bach usados para um fim podem também beneficiar outras questões. Os florais utilizados para ansiedade, por exemplo, podem ajudar no emagrecimento de uma pessoa que sofre de ansiedade e tenha engordado por esse motivo.

Também existem florais específicos para o emagrecimento, assim como para estimular o foco e a concentração. Contudo, é preciso frisar que, por não ser um tratamento alopático, os resultados serão diferentes de um remédio controlado para o emagrecimento. Portanto, não espere uma resposta rápida e eficaz.

Existem diversos tipos de florais de Bach disponíveis. (Imagem: Wolfgang Claussen/Pixabay)

Quais são os tipos de florais existentes?

Após algum tempo de trabalho com as essências, Bach dividiu pessoas que pareciam compartilhar de sofrimentos similares em grupos e passou a trabalhar com certas essências específicas.

Atualmente, as essências florais são divididas em categorias de comportamentos mentais, sendo receitadas de acordo com o que cada paciente necessita no momento. São elas:

Dentro desses grupos, há algumas opções de florais para problemas específicos como, por exemplo, no grupo do Cuidado Excessivo, alguém que é muito ciumento pode usar a essência Chicory que é excelente para ajudar a trabalhar questões como o desapego.

O Rescue Remedy é uma formula composta de 5 essências diferentes e serve para três fins específicos: sofrimento por ansiedade, tratamento emergencial e tratamento crônico. Ele também pode ser desenvolvido como spray ou pomada e aplicado em feridas ou machucados.

Os florais de Bach devem ser tomados acompanhados por um terapeuta floral que oriente o seu tratamento. Só ele poderá ajudá-lo a decidir qual a melhor essência para o seu caso e orientá-lo sobre a dose correta.


Atenção!

O uso de florais não substitui tratamentos indicados por médicos. Antes de começar qualquer tratamento sempre procure um médico para realizar exames e ter o diagnóstico correto do seu estado de saúde.