Nutróloga esclarece todas as dúvidas sobre fome e alimentação

A nutróloga Dra. Maria Del Rosario Alonso tira as principais dúvidas de leitores sobre a relação entre a fome e a alimentação.

Julia Monsores | 8 de Julho de 2021 às 14:00

Kateryna Kukota/iStock -

Você come diversas vezes durante o dia e mesmo assim continua com fome? Fica saciado na primeira garfada? Sente vontade de comer grande quantidade de algo específico? Assalta a geladeira à noite? Acorda faminto? De acordo com a Dra. Maria Del Rosario Alonso, nutróloga especialista em transtornos alimentares, essas características podem representar disfunções alimentares, comotranstorno do comer compulsivo e a síndrome do comer noturno.

Descubra se há algo errado com sua fome! O diagnóstico precoce desses transtornos e o tratamento adequado evitam o sobrepeso e a obesidade. 

Acordo com muita fome

Sentir fome é normal. Fazer um desjejum que inclua laticínios, frutas e carboidratos é saudável. “Se o indivíduo não come no café da manhã, o cérebro percebe que o corpo não está alimentado e pode compensar essa falta com uma compulsão à noite.”, diz a Dra. Maria Del Rosário.

Não paro de comer doces

Alimentos industrializados têm uma combinação que gera sensação de prazer: sal, gordura e açúcar. Segundo a nutróloga, essa mistura vicia, por isso várias pessoas acham difícil não comer biscoitos e chocolates ao leite. Ela indica a ingestão de laticínios, frutas, hortaliças, carnes, ovos, leguminosas e gorduras saudáveis todos os dias, e o consumo dos industrializados uma ou duas vezes por semana. 

Como muito pão 

“O pão branco tem alto índice glicêmico, ou seja, o alimento é digerido logo que ingerido e dá vontade de comer outro. Em geral, adicionamos alimentos que nos proporcionam prazer, como manteiga, requeijão e geleias”, explica a nutróloga.

Ao escolher carboidratos, prefira os integrais, com mais fibras – pão, arroz, macarrão e pizza integrais, e tente não comer todos no mesmo dia. 

Continuo com fome 30 minutos 

A deficiência de nutrientes como vitaminas e minerais pode levar o indivíduo a exagerar nas refeições. Deve-se investigar a causa e ingerir os alimentos adequados ou um suplemento. 

O apetite desaparece após poucos garfadas

Isso acontece porque a sensação de fome inicia um ciclo que termina na saciedade. Como a regulação do apetite é um fenômeno psicobiológico complexo, algumas pessoas sentem o apetite desaparecer logo. Vários fatores podem gerar sinais de saciedade. “Quem tem essa sensação e perde muito peso corre o risco de ficar desnutrido, então é preciso identificar a causa”, ressalta a Dra. Maria Del Rosário.