Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 28 de abril de 2021

Goji berry: nutricionista revela benefícios dessa frutinha milagrosa

Imagem:

De uns tempos para cá, o interesse pela frutinha levemente azeda e avermelhada chamada goji berry aumentou consideravelmente. E isso porque diversos estudos científicos já têm comprovado seus benefícios para a saúde, que incluem melhora do sistema imunológico (muito importante agora em tempos de Covid-19); emagrecimento e aumento do poder de concentração.

Originária da China, por meio da planta Lycium barbarum (Lycium chinense), foi largamente cultivada na Europa. Aqui no Brasil, também pode ser plantada, preferencialmente na primavera para ser colhida no verão, estação em que a planta produz mais frutos. Vale destacar que a planta não reage bem às baixas temperaturas, por isso tende a vingar em regiões mais quentes.

O goji berry pode ser consumido puro, em receitas, em forma de chás ou em pós. Assim, trata-se de um ingrediente muito versátil, e que pode se adaptar às suas preferências culinárias.

Para trazer mais informações, Seleções conversou com a nutricionista Tânia Collino, que é Supervisora de Nutrição da healthtech Amparo Saúde.

Confira mais informações sobre o goji berry

1. Benefícios do goji berry

beneficios do goji berry saude
Imagem: NelliSyr/iStock

Seleções: Quais são os principais benefícios do goji berry para a nossa saúde?

Tânia Collino: “Por ser fonte de nutrientes como a vitamina C, complexo B, flavonoides e carotenóides, que possuem ação antioxidante, o goji berry traz grandes benefícios à saúde. Assim, podemos destacar a melhora do sistema imunológico, melhora da acuidade visual e prevenção do câncer. Também por ser rico em fibras, promove a melhora do funcionamento intestinal.”

2. Ajuda a emagrecer

Seleções: E quanto ao emagrecimento, essa frutinha também pode ajudar?

Tânia Collino: “Por ser uma fruta de baixo Índice Glicêmico (IG), rica em vitamina C, que é um potente antioxidante e anti-inflamatório, ela é aliada às dietas para redução de peso e também por estimular o metabolismo e melhorar o rendimento nos exercícios devido ao aumento de energia.”

3. Goji berry e vitamina C

Seleções: É verdade que o goji berry tem mais vitamina C do que a laranja? Qual é o papel da vitamina C em nosso corpo?

Tânia Collino: “Um estudo publicado no periódico American Journal of Clinical Nutrition revelou que 100 gramas de goji berry desidratada contém 2.500 miligramas de vitamina C, um volume 50 vezes maior do que a presente na laranja. Além disso, a fruta também é a maior fonte conhecida de carotenóides, substância importante para a saúde da pele e da visão. Ainda, é rica em vitaminas do complexo B, principalmente a B1, B2 e B6.

A vitamina C tem o papel de proteger o nosso organismo contra o envelhecimento precoce das células (papel antioxidante) e consequentemente a diversas doenças, como o câncer. Pode melhorar a imunidade, reduzindo a possibilidade de infecções. Ela também é importante para o crescimento e regeneração dos tecidos, na síntese de colágeno, cicatrização e para a saúde das gengivas.

Além disso, auxilia na redução dos níveis de colesterol, evita a arteriosclerose e a redução da pressão arterial. Ela também ajuda na absorção de ferro e protege nutrientes como o ácido fólico e a vitamina E.”

4. Versões de consumo

formas de consumo do goji berry
Imagem: Jurgute/iStock

Seleções: No Brasil, costumamos encontrar com mais frequência a fruta desidratada ou em pó. Assim, há diferença em termos de qualidade?

Tânia Collino: “A fruta in natura tem os seus nutrientes melhor preservados. No entanto, ambas opções acima possuem os mesmos benefícios da fruta fresca.”

5. Contraindicações

Seleções: Para quem é contraindicado o consumo de goji berry? Pode haver processos alérgicos?

Tânia Collino: “Pessoas sensíveis aos seus componentes podem apresentar alergia. Além disso, pessoas que estão usando medicamentos para a diabetes, hipertensão ou que façam uso de anticoagulantes, como a varfarina e a aspirina. Ainda, também pode interagir com outras medicações. Portanto, é importante comunicar o médico antes de consumir a fruta, como suplemento ou fresca”

6. Recomendação diária de consumo

beneficios do goji berry saude
Imagem: white_caty/iStock

Seleções: Qual é a recomendação ideal de consumo diário? Além disso, tem um melhor horário para consumo?

Tânia Collino: “Por ser uma fruta que auxilia na liberação de energia e aumento da disposição, deve ser preferencialmente consumida no período da manhã. Assim, procure consumir:

  • 15 a 45 gramas de bagas de goji berry secas por dia;
  • 30 gramas de bagas de goji berry frescas por dia;
  • 120 ml de suco de goji berry por dia;
  • 1-3 colheres de sopas de bagas de goji berry desidratadas por dia para adultos;
  • 1-3 colheres de chá de bagas de goji berry desidratadas por dia para crianças”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados