Sorvetes Häagen-Dazs são recolhidos por conter substância cancerígena

Através de comunicado a Häagen Dazs informou o recolhimento de sorvetes do sabor baunilha com validade entre 07/07/2022 e 18/julho/2023.

Redação | 15 de Julho de 2022 às 16:05

Reprodução -

Compradores foram surpreendidos com o recolhimento do sorvete sabor baunilha da marca Häagen-Dazs após identificação de substância cancerígena. De acordo com o comunicado da empresa, os produtos com validade entre 7 de julho de 2022 e 18 de julho de 2023, vendidos na embalagem de 415g (473ml) não devem ser consumidos e serão recolhidos.

Através de comunicado publicado no site da empresa foi informado que ao analisar os itens foi identificado material cancerígeno e mutagênico nas embalagens cartonadas usadas no lote do sabor baunilha. Nas embalagens dos demais sabores o problema não foi encontrado.

Leia também: Rótulos de alimentos: como ler as informações nutricionais

“O recolhimento ocorre na medida em que foi identificado no aroma natural de baunilha a presença de 2-cloroetanol, que pode estar associada ao óxido de etileno, substância mutagênica e carcinogênica, para a qual não existe tolerância de consumo na legislação sanitária”, esclarece a marca.

Ainda na nota, a Häagen-Dazs diz afirma que os níveis encontrados da substância são baixos e que já tomou providência para substituir os itens entregues às lojas.

“Para a Häagen-Dazs, a qualidade e a segurança de seus produtos são grandes prioridades. A marca reitera que não utiliza óxido de etileno em nenhum processo de fabricação de seus produtos e que segue normas regulatórias e de segurança, seguindo a legislação de cada mercado onde atua.”

O que diz a Anvisa e como devolver caso tenha adquirido o produto

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esclareceu que os lotes do sorvete vendidos no Brasil foram importados da França e que estão sendo recolhidos dos estabelecimentos desde o dia 12 de julho.

Segundo a Anvisa em entrevista à Folha de São Paulo, o recolhimento de alimentos faz parte das “Boas Práticas de Fabricação” existentes no Brasil.

“A resolução RDC 655, de 30 de março de 2022, prevê o recolhimento voluntário, iniciado pela empresa responsável pelo produto, como uma ferramenta de maior agilidade para imediata retirada do produto do mercado”, esclarece o órgão.

No Brasil, o recolhimento do produto ocorre de forma voluntária pela empresa General Mills Brasil Alimentos Ltda., fabricante do sorvete.

A orientação para quem comprou o produto é verificar a data de validade no fundo da embalagem. Caso o produto tenha validade entre 07 de julho de 2022 e 18 de julho de 2023, não deve ser consumido e o comprador pode solicitar a troca ou o reembolso para a empresa. Para isso, é preciso entrar em contato nos seguintes canais: