Maskne: saiba como evitar e tratar a acne causada pelo uso de máscara

Dermatologista dá dicas sobre como evitar e tratar a maskne, acne causada pelo uso excessivo e prolongado de máscaras na pandemia.

Ana Luiza Vasconcelos | 4 de Fevereiro de 2021 às 15:00

Jevelin / iStock -

Já ouviu falar na maskne? Pois é como estão sendo chamadas as acnes que se proliferam na região do nariz, bochechas e queixo pelo uso de máscaras devido à pandemia. Mas por que isso acontece? Como tratar e como evitá-las? Para responder essas perguntas consultamos a doutora Renata Teixeira, dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia da clínica Sthésis Medicina Estética.

Saiba como evitar e tratar a acne causada pelo uso de máscara

Imagem: dimid_86/iStock

Como a maskne é causada?

De acordo com a doutora, as acnes se proliferam na região de contato com a máscara devido ao “fator oclusivo que a máscara faz na pele, gerando uma condição de aumento de umidade, oleosidade e atrito pelo tecido”.

Ou seja, abafada pela máscara, a pele não pode “respirar” direito. E assim, acaba gerando mais oleosidade do que o normal, além de também causar atrito e da nossa própria respiração esquentar e umidificar ainda mais aquela região.

Como evitar a maskne?

Imagem: iStock

Para evitar essas acnes mais que indesejáveis, é preciso manter uma boa higienização tanto da pele quanto das próprias máscaras.

Leia mais: Em busca da pele perfeita? Veja a ordem correta de aplicação de cosméticos

“Utilize substâncias que retirem a oleosidade, evite hidratantes e filtros solares gordurosos, e prefira sempre produtos em gel. Se possível, melhor até evitar usar muitos produtos nessa região para não haver uma hidratação excessiva aumentando a produção de sebo”, diz a dermatologia.

Outra dica também é mudar a máscara com uma boa frequência, de 2 a 3 vezes por dia seria o ideal. Desta forma, é possível evitar o acúmulo de bactérias na região.

Quais produtos podem ajudar na luta contra essas acnes?

Antes de tudo, se as acnes estão muito frequentes, muito inflamadas, incomodando demais, procure um dermatologista. O médicos irá orientar o tratamento da sua pele de forma personalizada. Afinal, cada um tem uma pele que reage de um jeito diferente às substâncias.

Renata diz que, num aspecto geral, os produtos como sabonetes e cremes com base em substâncias anti-inflamatórias podem ajudar no tratamento.

“Ativos à base de Acido Salicílico, Acido Glicólico, Niacinamida, que também é um anti-inflamatório. Caso a acne seja em ocorrência anterior ao uso de máscaras, é preciso consultar um dermatologista, pois ele vai prescrever produtos mais específicos para cada caso”, diz a médica.

Que hábitos podem ajudar no tratamento da maskne?

Imagem: iStock

Além das recomendações já feitas, como a troca frequente de máscaras e da higienização da pele, outra dica é apostar em uma receita caseira que a maioria das pessoas já conhece: as máscaras de argila.

A média recomenda que sejam realizadas semanalmente e que a argila escolhida seja de preferência a verde ou a branca. “Elas tem um objetivo secativo na pele e ajudam a controlar mais a oleosidade da pele aumentada pela oclusão da máscara”.