Faça uma busca
|
Publicado em: 16 de maio de 2022

Matcha: conheça os benefícios da erva que é tendência

Mateus Bassani
Última atualização: 16 de maio de 2022
Por: Mateus Bassani

Cada vez mais popular no ocidente, o matcha proporciona diversos benefícios para a saúde e pode ser utilizado no preparo de diversas receitas.

Matcha: conheça os benefícios da erva que é tendência Imagem: NatashaBreen/iStock

Rico em nutrientes e muito saboroso, o matcha é um chá verde japonês que proporciona diversos benefícios para a saúde. Os nutrientes presentes em sua composição auxiliam na prevenção de muitas doenças e contribuem para a melhora da função cognitiva, proporcionando benefícios para a saúde física e mental. Confira abaixo mais sobre esse chá, seus benefícios e como consumi-lo.

O que é matcha?

Matcha é um tipo de chá verde em pó cultivado de forma natural a partir das folhas mais jovens da planta Camellia Sinensis. Durante o período de cultivo, as folhas do matcha são cobertas por esteiras de bambu para evitar que a luz solar bata de forma excessiva na planta.

Leia também: 23 plantas e ervas medicinais que podem melhorar a sua vida

Devido à técnica utilizada para o cultivo do matcha, esse chá consegue ter uma maior concentração de teanina e clorofila, além de manter em sua composição a cafeína e vários tipos de catequinas, fornecendo antioxidantes poderosos para o organismo. Isso resulta em mais compostos antioxidantes e aminoácidos por xícara do que a infusão de chá verde “Sencha”, a forma mais popular de consumo do chá verde.

O matcha também é bastante saboroso e possui uma cor verde vibrante muito bonita. Devido ao seu sabor e aparência, aliada aos benefícios que proporciona, o matcha tem sido usado cada vez mais na culinária e vem se destacando em relação a outros tipos de chá.

Benefícios do matcha para a saúde

matcha
O matcha é uma bebida revigorante e repleta de benefícios para a saúde. (Imagem: Maridav/iStock)

Os benefícios para a saúde proporcionados pelo chá verde são amplamente conhecidos para uma variedade de doenças, bem como o seu efeito anti-inflamatório e antibacteriano. Diversos estudos já demonstraram os efeitos do chá verde contra várias bactérias, como a SalmonellaClostridium e Bacillus.

No entanto, de acordo com um estudo japonês, o matcha, além de proporcionar os mesmos benefícios do chá verde tradicional, também inibe o crescimento do Streptococcus pneumoniae, a bactéria que causa pneumonia e meningite em adultos.

Acredita-se também que o potencial antioxidante do matcha vem da presença dos polifenóis e seus efeitos são comparados aos das vitaminas C e E, caroteno e tocoferol.

Para ajudá-lo a compreender melhor os benefícios do matcha, nós listamos abaixo as suas principais propriedades benéficas para a saúde:

1. Contribui para a prevenção do câncer

O matcha é considerado uma planta com poder anticancerígeno, pois tem uma substância chamada EGCG (epigalocatequina-3-galato) que atua inibindo fatores de crescimento tumoral, e evita vários tipos de câncer como o de mama, por exemplo.

2. Possui propriedades anti-inflamatórias

Embora mais estudos sejam necessários para avaliar o poder antioxidante e anti-inflamatórias do matcha, um estudo japonês publicado em 2020 constatou que a teanina inibiu a inflamação e também auxiliou na redução do estresse oxidativo em camundongos. Esses efeitos benéficos estão associados à inibição da expressão de citocinas pró-inflamatórias, sendo a teanina sugerida como um candidato potencial anti-inflamatório, sendo que

3. Auxilia na saúde cardiorrespiratória

O matcha tem substâncias que ajudam no controle da pressão arterial e que reduzem o estresse oxidativo. Além de todos esses benefícios, ainda ajuda a controlar o colesterol LDL (colesterol ruim), evitando assim doenças cardiovasculares. A presença da substância rutina também é responsável pelo fortalecimento dos vasos sanguíneos, o que promove uma melhor saúde e bem estar.

4. Regula o metabolismo e auxilia no emagrecimento

As substâncias presentes no chá matcha inibem a digestão de amido, a absorção da glicose, melhorando assim a sensibilidade à insulina, o que contribui para a prevenção do diabetes tipo 2, ligado à obesidade. Também age modulando o metabolismo de lipídios e carboidratos, acelerando o metabolismo e favorecendo o emagrecimento.

5. Previne distúrbios neurodegenerativos

Além de todos os benefícios já citados, o chá matcha atua também na reversão do processo oxidativo e reduz a inflamação cerebral, que pode levar a problemas de declínios cognitivos como o Alzheimer. 

6. Melhora a memória e a concentração

De acordo com estudos publicados, a cafeína presente no chá matcha também pode contribuir para uma melhora da concentração. Devido a essas propriedades é comum que monges budistas façam uso da bebida antes de realizar a meditação.

Como consumir o matcha

O teor relativamente alto de teanina presente na composição do chá matcha é responsável por dar a ele um sabor único e não amargo e, em combinação com a cafeína, proporciona a sensação de sabor e umami característica deste tipo de chá.

O chá matcha é bem versátil e pode ser utilizado em inúmeras receitas, sejam elas sobremesas, sucos ou até mesmo o próprio chá. Devido a essa versatilidade e aos benefícios, o matcha tem sido amplamente utilizado nos países orientais, chegando para ficar no ocidente. Confira algumas receitas que selecionamos para preparar seu chá matcha.

1. Chá

Primeiramente, ferva 60 a 100 ml de água até que apareçam as primeiras bolhas. Após a fervura, adicione uma colher de chá de matcha em uma xícara e despeje a água. Misture até que o pó dissolva totalmente. Depois você pode provar para verificar se é necessário mais água para deixar o chá mais leve. 

A concentração recomendada de ingestão do matcha é cerca de 20 mg/ml.

2. Brigadeiro

Misture 50g de creme de leite e 1 lata de leite condensado em uma panela. Deixe no fogo até que chegue ao ponto de brigadeiro e adicione o pó de matcha até que fique uniforme, provando para que fique do seu gosto. Deixe esfriar e enrole em formato de bolinhas. Você pode finalizar passando no coco ralado.

3. Suco

Em um copo, dilua o matcha em ½ xícara de água quente e adicione 3 cubos de gelo à bebida. Depois prepare um suco de limão ou laranja em outro copo e coloque o restante do gelo. Depois que o chá estiver frio, junte-o ao suco de limão ou laranja com o auxílio de uma colher e mexa. Adoce-o a seu gosto.

4. Shake

Em um liquidificador, bata 1 banana congelada, 1 xícara (chá) de leite de amêndoas e 1 colher (chá) de matcha. Após bater está pronto para beber seu smoothie.

Quem não deve consumir o matcha

O chá é contraindicado para pessoas hipertensas ou com hipertireoidismo, pois acelera o metabolismo e aumenta a frequência cardíaca. Como uma de suas principais bases é a cafeína, é necessário que indivíduos que sofrem de insônia evitem seu uso à noite. Além disso, mulheres grávidas e lactantes devem evitar o consumo sem acompanhamento de um médico.


Bibliografia:

A Liu. et al. Effects of l-theanine on glutamine metabolism in enterotoxigenic Escherichia coli (E44813)-stressed and non-stressed rats. journal of Functional Foods. v. 64, p. 2-10, 2020.

Jakubczyk K., Kochman J., Kwiatkowska A., Kałdunska J., Dec K., Kawczuga D., Janda K. Antioxidant Properties and Nutritional Composition of Matcha Green Tea. Foods. 2020;9:483. doi: 10.3390/foods9040483.

Kochman J., Jakubczyk K., Antoniewicz J., Mruk H., Janda K. Health Benefits and Chemical Composition of Matcha Green Tea: A Review. Molecules. 2020;26:85. doi: 10.3390/molecules26010085.

Wang. D. Ameliorative effects of L-theanine on dextran sulfate sodium induced colitis in C57BL/6J mice are associated with the inhibition of inflammatory responses and attenuation of intestinal barrier disruption. ood Research International v., p.2-12-137 2020.

Weil A., Daley R. A Cozinha Saudável: Receitas para um Corpo, Vida e Espírito Melhor. Knopf; Nova York, NY, EUA: 2003.