Soluções caseiras e chás para controlar a diarreia

A diarreia vem sempre sem avisar, mas saiba que é possível controlar seus sintomas com algumas medidas simples como chás e soluções caseiras.

Douglas Ferreira | 8 de Outubro de 2021 às 13:00

KittisakJirasittichai/iStock -
Publicado em: Última atualização:

Não há nada sutil na diarreia. Você pode apresentar um episódio de repente, do nada. Talvez a diarreia melhore rápido ou talvez dure vários dias, e certamente vai atrapalhar a sua vida – as chances são de que você não vá a lugar algum até que diminua.

O que causa diarreia?

As causas mais comuns são intoxicação alimentar, mudança nos hábitos alimentares ou viagens a países cuja água e comidas exóticas o corpo estranha. Outras causas são infecções virais, bacterianas ou parasitárias, bem como estresse e intolerância alimentar. Felizmente, a maioria dos casos é de pouca gravidade e passa rapidamente. Além disso, diversos itens úteis na sua despensa podem contribuir para uma recuperação mais rápida.

Infecções virais, bacterianas e parasitárias

Infecções virais e bacterianas causam diarreia intensa e repentina que, geralmente, está acompanhada de outros sintomas como náuseas e vômitos, dor de cabeça, febre, calafrios, perda de apetite e dor abdominal e muscular.

No caso das infecções parasitárias, o paciente costuma apresentar um quadro de diarreia constante e os demais sintomas relacionados demoram mais tempo para surgir e podem perdurar.

Remédios

Alguns medicamentos também podem provocar uma diarreia pontual. Contudo, dependendo do tipo e com que frequência são utilizados, o paciente pode apresentar diarreia constante. Por isso, é sempre bom manter um diário para anotar possíveis reações. Antibióticos, laxantes, síndrome do intestino irritável, remédios para o câncer e antiácidos contendo magnésio são alguns dos medicamentos que podem causar diarreia.

Intolerância alimentar

Pessoas que sofrem com algum tipo de intolerância alimentar podem ter diarreia caso consumam frequentemente esses alimentos. Para saber mais sobre alergia alimentar, sensibilidade ou intolerância, veja a nossa matéria completa sobre o assunto!

Soluções caseiras podem ajudar

Antes de tomar qualquer medida para interromper a diarreia, é importante que você saiba que ela é o mecanismo de defesa do corpo contra substâncias nocivas. Por isso, você não deve vê-la como uma vilã, mas deve sim ficar atento; afinal ela pode causar desidratação e pode ser sinal de que algo mais sério está ocorrendo.

Como explicado acima, a diarreia é um mecanismo de defesa, sendo assim, resista à tentação de correr até a farmácia e comprar um medicamento antidiarreico de venda livre. O recomendado é comer o mínimo possível e beber muito líquido enquanto estiver com a famosa dor de barriga. As melhores bebidas são as isotônicas, que contêm eletrólitos que repõem os líquidos, evitando a desidratação.

Soro caseiro, suco de cenoura com água e chá ou mate também ajudam a repor os sais e minerais perdidos com a diarreia. Mas caso opte pelos sucos, evite os feitos com frutas cítricas e outros que não sejam transparentes, porque o ácido pode irritar os intestinos já inflamados. Comece com pequenos goles e siga até beber um copo a cada meia hora.

Receita de soro caseiro

O soro caseiro é uma excelente forma de manter o corpo hidratado. O ideal é beber a mistura durante o dia para se certificar de que está repondo os líquidos eliminados pela diarreia.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes numa jarra até dissolver e beba sempre que necessário. Tente tomar até três litros por dia.

Remédios para a diarreia

Se uma infecção bacteriana for a causa da diarreia, o vinagre de maçã pode ajudar a conter o problema, graças às suas propriedades antibióticas. Além disso, alguns especialistas em remédios populares afirmam que o vinagre de maçã contém pectina, que ajuda a reduzir os espasmos intestinais.

O arroz branco comum é conhecido pelos seus efeitos “de prender” os intestinos. Coma pequenas porções de arroz branco, sem gordura, até a diarreia estar sob controle. Aproveite e anote algumas dicas para preparar um arroz soltinho e sem gordura.

Muitas culturas usam o mel como uma cura para a diarreia. Portanto, misture quatro colheres (sopa) de mel numa xícara de água quente, deixe esfriar e beba. É muito doce, mas eficiente.

Chá para a diarreia

Alguns chá podem ajudar no tratamento da diarreia. (Imagem: Butsaya/iStock)

Chá de casca de laranja

Um tradicional remédio para combater a diarreia e uma ajuda para a digestão em geral, a casca da laranja estimula a digestão. Você precisa de laranjas orgânicas para este preparado – as convencionais podem conter corantes e pesticidas. Descasque uma laranja e pique a casca em pedaços bem pequenos. Em seguida, coloque numa panela e cubra com um litro de água fervente. Feche a panela e deixe de molho até esfriar. Por fim, coe, adoce com mel e beba.

Chá de camomila

Este chá, reconhecido por seus suaves poderes de relaxamento, também acalma crises de diarreia. Ele ataca o problema em duas frentes, por meio de compostos que aliviam os espasmos intestinais e combatem a inflamação. Para preparar, use dois sachês de chá de camomila por xícara de água fervida. Deixe ficar de molho, coberto, por 15 minutos. Beba uma xícara três vezes ao dia enquanto o problema não cessar. Conheça outras dicas caseiras para distúrbios gastrointestinais.

Chá de alcarávia

Para acalmar os espasmos intestinais e o desconforto que acompanham a diarreia, tente beber chá de alcarávia. Prepare-o adicionando uma colher (chá) de sementes de alcarávia a uma xícara de água fervente, cubra e deixe ficar de molho durante 15 minutos. Coe numa peneira ou num pano fino antes de servir.

Chá-preto

Já os taninos no chá-preto têm ação adstringente na mucosa dos intestinos, o que ajuda o corpo a absorver líquidos e acalma a inflamação intestinal. Porém, use chá-preto descafeinado, pois a cafeína desidrata.

Chá de amora-preta

As folhas de chá de amora-preta e de framboesa em especial são elogiadas pelos herboristas por sua capacidade de aliviar a diarreia. Escolha, porém, chás feitos de folhas reais. Chás vermelhos, como o rooibos, podem acalmar os espasmos no cólon. Conheça outros benefícios incríveis dos chás.

Quando procurar o médico?

Você deve procurar o médico se a diarreia durar mais de 24 horas. No entanto, se você tiver algum dos sintomas abaixo, procure um serviço de emergência imediatamente: