Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 4 de junho de 2021

Sarna é transmissível? Dermatologista responde essa e outras dúvidas sobre doença

Confira mais sobre essa doença que é bastante comum e tem tratamento

Imagem: iStock

Também conhecida como escabiose, a sarna humana é uma doença causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei. Coceira intensa, por todo o corpo, é a principal característica dessa doença, que se alastra rapidamente. Nesta semana, a família de Zé Felipe e Leonardo revelaram que os dois foram diagnosticados com sarna após visitarem uma casa abandonada um dia antes do nascimento da pequena Maria Alice, filha de Virgínia e Zé Felipe.

Segundo a dermatologista Dra. Fernanda Nichelle, a sarna é altamente contagiosa, mas tem tratamento. Continue acompanhando para saber mais sobre essa doença e como tratá-la.

Leia também: aprenda como acabar de vez com ácaros em sua casa!

O que é a sarna e o que a causa?  

Dra. Fernanda Nichelle: A sarna é uma doença de pele contagiosa, também conhecida como escabiose, que é causada pelo ácaro ‘Sarcoptes scabiei’, parasita que se alimenta da queratina, ou seja, proteína que constitui a camada superficial da pele, onde também abrem túneis, se reproduzem e depositam ovos.

Ela é transmissível? 

Dra. Fernanda Nichelle: Sim, ela é transmitida entre pessoas que convivem, através da partilha de roupas, lençóis ou toalhas, sendo recomendado evitar o contato direto com a pele da pessoa infectada ou com suas roupas. Embora também seja frequente em animais, a sarna não se pega do cachorro, pois os parasitas são diferentes.

Como evitar essa transmissão caso alguém na família esteja infectado?

Dra. Fernanda Nichelle: Troque de roupas diariamente porque o ácaro sobrevive horas, às vezes dias, fora do corpo. Caso tenha tido contato com alguém que tenha a doença, procure certificar-se de que você e todas as pessoas que convivem proximamente estão recebendo tratamento simultâneo. Também é importante evitar ambientes de aglomeração populacional e locais de má higiene.

E quanto aos principais sintomas da sarna?

Dra. Fernanda Nichelle: Prurido ou coceira intensa que se acentua à noite, comum também a presença de pápulas, pequenas lesões que podem formar uma crosta provocada pelo ato de coçar o local.

É uma doença séria? Pode trazer outros prejuízos à saúde caso não seja realizado tratamento?

Dra. Fernanda Nichelle: Em alguns casos a coçadura pode levar a contaminação do local e até mesmo uma infecção, podendo até haver necessidade de internação.

E em relação aos tratamentos? Como é feito? 

Dra. Fernanda Nichelle: O diagnóstico pode ser feito com o clínico geral, no entanto recomenda-se procurar um dermatologista para o tratamento especializado. Baseia-se no uso de inseticidas especiais ou escabicidas de uso tópico. 

Importante que a aplicação seja repetida depois de sete a dez dias para combater os ácaros provenientes dos ovos que ainda não haviam eclodido na primeira aplicação. Toda a família e/ou parceiros devem ser tratados simultaneamente para evitar a reinfestação. Já existem remédios por via oral que também são eficientes no tratamento da sarna.

Receitinhas caseiras podem ajudar a tratar a sarna? Como, por exemplo, o uso de babosa?

Dra. Fernanda Nichelle: Nós médicos não recomendamos o uso de receitas caseiras para o tratamento da sarna. 


Fonte: Dra. Fernanda Nichelle – Médica que atua exclusivamente na área estética e está à frente da Clínica MAC – Medicine Aesthetic Clinic.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados