Primeiros socorros: o que fazer em caso de desmaio

Você sabe como agir em o que fazer em casos de desmaio? Saber os primeiros socorros nesses casos é muito importante. Saiba mais!

Redação | 1 de Fevereiro de 2022 às 14:00

KatarzynaBialasiewicz/iStock -

Em geral, a razão provável do desmaio é bastante óbvia, como a perda de muito sangue ou desidratação causada por vômitos. No entanto, há alguns sinais de alerta que indicam algo grave que precisa de tratamento especializado. Entre eles, palpitações cardíacas súbitas, desmaio durante exercícios, dor de cabeça forte, dor muito intensa nas costas ou no abdome e visão dupla. Confira a seguir quais ações tomar quando alguém desmaiar.

Como lidar com um desmaio

Mande-a se sentar

Leia também: Pressão baixa: o que fazer para diminuir o desconforto?

Não importa a causa do desmaio; se alguém começar a suar ou ficar com o olhar vazio, mande a pessoa se sentar e se curvar até a cabeça ficar mais baixa do que o peito. Deitar-se é ainda melhor para não correr o risco de cair. Além disso, ficar de pé impede que o sangue chegue ao cérebro. Com a cabeça na mesma altura ou abaixo do coração, a pessoa deve recuperar a consciência.

Verifique o pulso e a pressão

Deixe-a nessa posição por vários minutos, até os sintomas de desmaio se reduzirem. Verifique o pulso e a pressão arterial, se você tiver um aparelho. Veja se esses indicadores estão normais antes que ela tente se levantar. Mantenha-a sentada por alguns minutos e, se não houver sintomas, ela poderá tentar ficar em pé devagar.

Observe os sintomas

Se os sintomas de desmaio voltarem, ajude a pessoa a abaixar-se novamente, espere os sintomas sumirem e tente outra vez.

Se a pessoa conseguir ficar sentada por alguns minutos e, finalmente, se levantar, é provável que a causa seja síncope vasovagal (associada a uma queda temporária da pressão arterial), principalmente se for possível identificar um gatilho, como um susto ou a visão de sangue. Se não tiver certeza de que é a síncope vasovagal, chame um médico ou o serviço de emergência.

O que fazer se a pessoa desacordar

Se a pessoa desmaiar e não acordar em 1 ou 2 minutos, coloque-a na posição de recuperação e procure ajuda médica. Confira abaixo o passo a passo.

Passo 1

Mantenha as vias respiratórias da pessoa desobstruídas (veja acima). Endireite suas pernas. Ajoelhe-se ao seu lado, na altura do peito, e coloque o braço mais perto de você em ângulo reto com o corpo da pessoa.

Passo 2

Passe o outro braço pelo peito e apoie a cabeça, descansando a face nas costas da mão da vítima. Incline o joelho mais afastado para cima e puxe-o para rolar a pessoa na sua direção.

Passo 3

Tome muito cuidado para proteger a cabeça enquanto rola a pessoa. Assegure-se de que um joelho permaneça inclinado para evitar que ela role muito longe. 

Passo 4

Se você rolou a vítima sobre seu lado esquerdo, o joelho e o braço direitos inclinados irão fornecer apoio – e vice-versa. 

Passo 5

Continue a apoiar a cabeça e incline o queixo para cima e a cabeça para trás para manter as vias respiratórias abertas e permitir que os líquidos drenem sem risco de choque. 

Passo 6

Monitore o pulso e a respiração até chegar socorro. Se demorar, mude a pessoa para o outro lado a cada 30 minutos.

Atenção: Reforçamos que esta matéria tem caráter informativo e não deve substituir a avaliação médica.

por Dr James Hubbard