Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 21 de junho de 2021

Óleo de semente de abóbora: confira os benefícios e como usar

O ingrediente natural pode ser usado para fins cosméticos ou farmacêuticos. Confira!

Imagem: Nikolay_Donetsk/iStock

Na natureza, há muitos tipos de óleos que proporcionam benefícios para a nossa saúde. É o caso do óleo de Rosa Mosqueta, que auxilia em processos de cicatrização, o óleo de rícino, que garante a vitalidade do nosso cabelo, e o óleo de semente de abóbora, que abordaremos, hoje, nesse post.

De uns tempos para cá, esse óleo tornou-se mais popular, e passou a ser utilizado em saladas, consumido em cápsulas ou aplicado diretamente na pele, principalmente nos cabelos para prevenir a queda dos fios. Continue acompanhando e saiba mais!

Benefícios do óleo de semente de abóbora

Assim como as sementes de abóbora, que podem ser consumidas diariamente e são ricas em ômega-3, fibras e gorduras boas, o óleo de semente de abóbora também contém propriedades nutritivas que podem ser aproveitadas.

Dentre os principais benefícios do óleo de semente de abóbora, destacamos:

  • Prevenção de problemas de próstata;
  • Possui propriedades vermífugas;
  • Previne problemas no trato urinário;
  • Inibe a formação de células cancerígenas;
  • Auxilia na visão, graças à alta concentração de vitamina A, combatendo problemas oculares.

Os carotenoides são um importante grupo de compostos encontrados no óleo de semente de abóbora. Esses são pigmentos que atuam como antioxidantes, reguladores do sistema imune e previnem alguns tipos de cânceres e doenças cardiovasculares.

Além disso, o óleo de semente de abóbora também é rico em zinco, que previne a osteoporose e reforça o sistema imunológico; magnésio, que contribui para o bom desempenho cerebral; e o potássio, que é um mineral tão importante quanto o sódio no controle da pressão arterial e na prevenção de doenças cardíacas.

Como usar o óleo de semente de abóbora na pele e no cabelo

beneficios oleo semente de abobora
O óleo pode ser um ingrediente de cremes para a pele. (Imagem: Iryna Mylinska/iStock)

Os benefícios do óleo de semente de abóbora também podem ser explorados na aplicação direta na pele. Graças à sua concentração de antioxidantes, que combatem os radicais livres, ele é um ativo importante na prevenção do envelhecimento da pele.

Além disso, também ajuda a inibir rugas e linhas de expressão, pois as vitaminas A, C e E também auxiliam na limpeza da pele e evitam o entupimento dos poros. O óleo pode ser encontrado como substância em cosméticos, como cremes diurnos e noturnos, ou pode ser usado em sua forma pura.

Da mesma forma, o óleo de semente de abóbora também garante benefícios interessantes para o cabelo. E isso porque seu uso é associado à prevenção de quadros de alopecia – nome dado à queda dos fios – e à calvície, graças à vitamina E e ao β-caroteno, ambos presentes no óleo, que aumentam a resistência dos fios de cabelo.

Assim, para quem está com cabelos fracos e quebradiços, usá-lo pode ser uma boa opção para turbinar o crescimento.

Dicas de consumo

Semente de abóbora na salada
Tempere suas saladas com sementes de abóbora e seu óleo! (Imagem: Daisy-Daisy/iStock)

Agora que você já conhece todos os benefícios da semente de abóbora, é importante escolher o modo como irá usá-lo. Lembrando que você pode usá-lo até mesmo para temperar as saladas.

Esse é um bom meio de consumo, uma vez que ao consumi-lo in natura você não necessita esquentá-lo, o que auxilia na preservação de suas características e não compromete o resultado. E se quiser algumas sugestões de saladas caprichadas e super nutritivas, confira esse post!

E, além disso, você também pode consumi-lo em cápsulas, encontradas em alguns supermercados ou encomendadas, pela internet, em lojas de produtos naturais. Primeiramente, cheque sempre o rótulo do produto e veja se o óleo é 100% natural e não tem outros aditivos.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados