Os benefícios da yoga e meditação no ambiente escolar

Você sabia que a yoga e a meditação podem ser excelentes para crianças e adolescentes na escola? Confira nosso artigo e saiba mais.

Letícia Taets | 30 de Maio de 2021 às 14:00

Monstera/Pexels -

Por mais jovens que crianças e adolescentes sejam, isso não significa que eles não sofram com o estresse e as pressões do dia a dia. Ficar sentado em uma mesa durante horas por dia, especialmente com as muitas aulas em plataformas online, além de ler livros para terminar as tarefas diárias de casa, estudar e fazer vários testes, participar de várias atividades extracurriculares etc., tudo isso causa tensão no corpo e na mente.

Além disso, existem desafios sociais e familiares, ansiedade, bullying e emocionais que também afetam as crianças. A ioga e a meditação, práticas que funcionam em quase todas as situações da atualidade, como obesidade, depressão, diabetes e ataques de pânico, não são apenas uma solução apenas para adultos, mas também para crianças e adolescentes, podendo ajudá-los a ter um estilo de vida melhor à medida que crescem.

Leia também: Quais são as diferenças entre os tipos de yoga?

Aqui estão alguns dos benefícios de incluir yoga para crianças na escola:

1. Redução do estresse e da ansiedade

A capacidade inata da yoga e da meditação de cessar a tagarelice mental e incentivar o praticamente a estar no momento reduz o estresse e a ansiedade, mostrando benefícios profundos em todas as esferas da vida. Especialmente em escolas muito exigentes, os alunos podem se sentir muito estressados, ansiosos para se superar e provar seu valor em todas as oportunidades que têm. Meditar ajuda a lidar com o estresse e a trazer de volta um pouco de paz de espírito. Aqueles que praticam ioga regularmente não apenas relatam níveis mais baixos de estresse e ansiedade como, posteriormente, melhoram o desempenho acadêmico.

2. Melhora a capacidade de memória e atenção benefícios do yoga

A yoga e a meditação ajudam a melhorar a função da memória, benefício direto disso seria um melhor desempenho acadêmico em crianças. Estas práticas também ajudam a melhorar a atenção e o foco das crianças. Na verdade, a ioga ajuda crianças que sofrem de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), bem como reduzindo seus principais sintomas, como desatenção, hiperatividade e impulsividade. Muitas crianças que sofrem de TDAH conseguem reduzir a medicação com a prática regular de ioga e meditação.

3. Ajuda a controlar o peso

As crianças passam longas horas sentadas e tendem a consumir também muita junk food, ambos subprodutos do estilo de vida da nova era. A ioga ajuda a contrabalançar esse estilo de vida. Por meio da prática regular de asanas, as crianças (especialmente aquelas que não gostam de praticar esportes) podem manter um peso saudável. Isso ajuda a reduzir o problema da obesidade infantil em uma idade jovem de uma forma salubre.

4. Melhoria na flexibilidade, equilíbrio e postura

Sentar para estudar por muitas horas seguidas e muito tempo na tela pode levar a uma postura incorreta. Essa postura inadequada na infância pode se transformar em uma complicação importante da anatomia na vida adulta. A prática de vários asanas regularmente leva à correção da postura, aumenta a flexibilidade e melhora o equilíbrio, pois traz equilíbrio para todo o corpo. Este é um dos incríveis benefícios da ioga nas escolas.

5. Ensina técnicas de respiração corretas

Respirar é fundamental para a vida e como respiramos está diretamente relacionado ao nosso bem-estar geral. Uma boa respiração afeta nossos movimentos, nossa postura e nossa capacidade de lidar com o estresse de maneira positiva. Por meio da concentração necessária para praticar a respiração correta durante a respiração e de exercícios da yoga como o pranayama e outros, os alunos podem aprender desde pequenos a dominar a técnica de respirar corretamente e melhorar a qualidade de vida.