Faça uma busca


|
Publicado em: 26 de dezembro de 2020

Posturas de yoga para aliviar as dores nas costas

Diga adeus às dores e transforme seu corpo!

Imagem: stefanamer/iStock

Má postura, excesso de atividades físicas e problemas de coluna são alguns dos fatores que podem causar dores nas costas. Dependendo da intensidade, a sensação pode ser até mesmo debilitante. Mas você sabia que algumas poses de yoga podem ajudar?

Leia mais: yogaterapia — conheça os benefícios dessa terapia alternativa

Yoga: grande aliada do corpo e da mente

yoga para aliviar dores nas costas

Imagem: monkeybusinessimages/iStock

Não é de hoje que os benefícios da yoga têm sido estudados e divulgados pela comunidade científica. Com o objetivo de conectar corpo e mente por meio da associação de posturas (asanas) e de uma respiração sintonizada, a prática recorrente da yoga proporciona muitos benefícios à saúde.

Como por exemplo:

  • Redução de estresse;
  • Alívio da ansiedade e melhora no humor;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Alívio de dores crônicas;
  • Melhora no sono;
  • Alívio da enxaqueca na gravidez.

Mas outro benefício da yoga, que vem levando muitas pessoas a começarem a praticar, é o alívio nas dores das costas.

Um estudo, realizado pela Universidade de York, no Reino Unido, detectou como principal benefício da yoga o tratamento da dor lombar crônica.

Para análise, foram observados 313 participantes que praticaram yoga durante três meses. Ao final do tempo, eles relataram redução significativa no incômodo, além de maior disposição para realizar as atividades do dia a dia.

Leia mais: conheça a série de exercícios para aliviar a dor nas costas

Esse resultado vai ao encontro do que foi sentido por Vanessa Castanhari, de 22 anos, que começou a praticar yoga para amenizar as dores nas costas.

‘Comecei a fazer yoga para aliviar as dores nas costas que eu sentia por causa da minha escoliose. Hoje, sinto bem menos incômodo, e percebo que meu corpo como um todo está mais fortalecido’, explica.

Posturas de yoga para aliviar dores nas costas

11 atitudes para um estilo de vida saudável e baratoImagem: iStock.com

De acordo com a instrutora de yoga Priscila Leite, dona do ‘Canal da Pri‘ no Youtube, geralmente as dores nas costas estão associadas a excesso de tensão.

Por isso, ter um momento para trabalhar a respiração, alongar-se e conectar-se com o momento presente é um modo de relaxar. E assim, aliviar a tensão dessa região.

Confira agora alguns alongamentos e posturas de yoga bem fáceis de executar em casa.

Para começar… alongamentos!

Imagem: Canal da Pri/ Youtube

Deite-se sobre um colchão ou um tapete próprio para yoga. Dobre os joelhos e deixe-os levemente flexionados. Em seguida, afaste os pés e deixe que os joelhos se toquem.

Ponha uma mão sobre o peito e a outra no abdômen. Respire, lentamente, sentindo o seu abdômen ser preenchido de ar. Em seguida, exale, e repita o processo por mais alguns instantes.

De acordo com Priscila, essa postura ajuda a criar mais espaço nas costas e alivia a tensão da região.

Ainda deitado no chão, cruze a perna direita sobre a esquerda, deixando os joelhos para a fora. Em seguida, ponha a mão direita sobre a perna direita, empurrando-a para alongar.

Permaneça nessa posição por alguns instantes, respirando lentamente, como mostra a imagem abaixo:

Imagem: Canal da Pri/ Youtube

Repita o processo, agora com a perna esquerda.

Cachorro olhando para baixo (Adho Mukha Shvanasana)

Imagem: fizkes/iStock

Depois que tiver terminado o alongamento, volte as pernas para o chão, lentamente. Em seguida, fique em uma posição de quatro apoios, deixando a coluna bem retinha, com os dois joelhos e as mãos abertas no chão.

Apoie os dedos dos pés no tapete de yoga e exale para trás, levantando o corpo para cima. Caso não consiga esticar os joelhos totalmente, não tem problema. Pode deixá-los dobrados.

Permaneça na posição do cachorro olhando para baixo (Adho Mukha Shvanasana) por alguns instantes, inspirando e expirando lentamente.

Postura do lagarto (Utthan Pristhasana)

Posturas de yoga para aliviar dores nas costasImagem: iStock.com

Outra postura de yoga que é ótima para aliviar dores nas costas é a pose do lagarto (Utthan Pristhasana). A partir da pose do cachorro olhando para baixo, traga a perna direita para o lado de fora da mão direita.

Em seguida, estique a perna esquerda para trás, apoiando os dedos dos pés no chão.

Caso seja difícil esticar a perna esquerda, deixe-a dobrada. Permaneça assim por alguns instantes, inspirando e exalando lentamente. Repita a postura, agora com a perna esquerda.

Postura da palmeira (Talásana)

Imagem: fizkes/iStock

Agora de pé, deixe os pés um pouco afastados para começar a prática da postura da palmeira (talásana).

Estique os dois braços para frente, com as palmas das mãos viradas uma para a outra.

Inspire lentamente, levantando as mãos com os braços esticados para frente e para o alto, enquanto levanta também os calcanhares. Permaneça nessa posição por alguns instantes, olhando para um ponto fixo na frente para não se desequilibrar.

Em seguida, retorne com os pés no chão enquanto traz de volta os braços para o redor do corpo.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados