Quais são os alimentos bons para a pele?

saiba como uma alimentação saudável reflete na saúde da pele

Walter Farias | 29 de Novembro de 2022 às 13:28

- PeopleImages/istock

O que nós comemos contribui para a saúde da pele. Portanto, uma alimentação saudável acaba refletindo nela. Para isso, é fundamental que tenhamos em mente que alimentos bons para pele possuem nutrientes específicos. Tais como, antioxidantes, licopeno, ômega-3 etc

Estes nutrientes ajudam a preservar e melhorar a saúde e aparência da pele. no entanto, por possuírem nomes pouco comuns, podem gerar dúvidas sobre como incluí-los no dia a dia. Assim, vamos buscar apresentar para você como eles são facilmente encontrados em alimentos bem conhecidos. 

Alimentos bons para pele 

Como dito anteriormente, os alimentos bons para pele são aqueles ricos em determinados nutrientes. Contudo, no geral, os alimentos que apresentam ômega-3, vitaminas do complexo B, antioxidantes, licopeno e zinco, são os mais recomendados. 

Mas afinal de contas, quais são os alimentos que fazem bem para nossa pele? Confira a lista!

Salmão

imagem: Fudio/Istock

 

O salmão é uma excelente fonte de antioxidantes. Ou seja, vitaminas A,C e E. Deste modo, ele se torna um auxiliar na prevenção do processo de oxidação da pele e radicais livres que prejudicam a pele. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a oxidação altera a função das células e danifica o metabolismo celular. Sendo assim, afeta a regeneração da pele. Logo, os antioxidantes são importantes para combater o envelhecimento da pele.

Fora isso, o salmão também é rico em ômega-3. Consequentemente, pode ajudar a melhorar a textura da pele e acrescentar um brilho diferente dos cosméticos utilizados sobre a pele. 

Sardinha

Imagem: Photosiber/istock

 

Você sabia que a sardinha faz bem para sua pele? Sim, tradicional na gastronomia brasileira, a sardinha faz bem para saúde cutânea. Isto se deve a sua vasta lista de nutrientes. Entre eles, encontramos o ômega-3, a proteína, vitamina D e B além de outros. 

Assim, este peixe ajuda a manter a pele bem hidratada e também ajuda na produção de colágeno e lastina. Portanto, se consumida sem exageros, ela será uma amiga da pele. 

Abóbora

imagem:Olgaorly/istock

 

Outro alimento da lista é a abóbora. Este legume saboros é capaz de deixar a pele mais macia. Além disso, pode auxiliar na proteção contra os danos causados pela exposição ao sol e também combate o surgimento das rugas. 

Ocorre que a abóbora é boa para suporte na produção do colágeno. Este, tem um papel fundamental na manutenção da firmeza e elasticidade da pele. 

Morango

Imagem: Yujie Chen/istock

 

Uma dieta rica em frutas também ajuda na saúde. Contudo, quando falamos da saúde da pele, as frutas vermelhas são alimentos que merecem um maior carinho de nossa parte. E qual é a razão para isto?

As frutas vermelhas são ricas nos antioxidantes já mencionados anteriormente. Portanto, retardam sinais do avanço da idade e flacidez da pele. Não obstante, são fonte de vitamina C. Esta, por sua vez, combate aqueles radicais livres que danificam células de colágeno.

O morango, em especial, traz um nutriente antioxidante que não é tão comum, porém, ótimo para pele. Aqui, estamos falando do licopeno. Mas do que se trata? Trata-se de um antioxidante que combate a ocidação de LDL colesterol. Ou seja, é uma proteção contra a formação de arteriosclerose. 

Maçã

Imagem: c11yg/istock

 

Encontrada em qualquer feira livre perto da sua casa, a maçã é ótima para pele. Acontece que esta fruta é uma fonte de quercetina. Esta substância possui efeito antioxidante, mas também demonstra boa performance reduzindo a pressão arterial alta. Isto é, pode ser uma amiga de pacientes de doenças cardiovasculares. 

Uva Roxa

Imagem: Larisa Dovyvoda/istock

 

Além de saborosa e bela, essa fruta é amiga da saúde e bem-estar. Fonte de vitamina C, ela é uma ótima pedida para quem desejar tratar melhor a própria pele. Não obstante, a uva roxa apresenta antioxidantes, atua no retardamento das rugas e no desaparecimentos das manchas escuras. 

Aqui, vale destacar que a maneira como você irá consumi-la não afetará nos benefícios trazidos por ela. Neste caso, seja in natura, suco ou em outra forma de preparo, ela seguirá sendo uma ótima opção de alimento e fonte rica em nutrientes. 

Cenoura

Imagem: SGAphoto/istock

 

A cenoura é conhecida por fortalecer o sitema imunológico. Todavia, ela também se mostra eficaz na hora que vamos falar de cuidados com nossa pele. Você sabia que a cenoura é rica em betacaroteno? Esta substância faz bem para sáude dos olhos, mas também ajuda a proteger nossa pele dos raios UVA e UVB

Ademais, quando consumida com regularidade, a cenoura fomenta a produção de saliva e melhora a digestão de alimentos. Desta forma, ela serve como uma ferramenta de combate aos problemas digestivos e na prevenção de úlceras também. 

Cacau

Imagem: Proformabooks/istock

 

Encontrado em boa parte dos chocolates, o cacau também faz bem para pele. Ocorre que este fruto característico da Amazônia é rico em oligoelementos. Isto é, susbtâncias hidrantes com ação antioxidante e nutritiva. 

Fora isso, o cacau também apresenta vitamina A, B1 e E. Não obstantem possui minerais como ferro, xinco, portássio e magnésio. Todos esses mencionados são nutrientes excelentes para o bom funcionamento do nosso organismo.

Castanha do Pará

Imagem: Nikolay_Donetsk/istock

 

Também originária da região Norte do Brasil. A castanha do Pará entra na nossa lista por ser rica em gorduras boas. Ou seja, na gordura que ajuda na redução dos níveis de colesterol ruim e reduzem o risco de doenças cardíacas. 

Porém, além disso, elas também combatem a inflamação e aquele aspecto avermelhado que possui a acne. Ainda ajudam a manter as células da pele saudáveis e estimulam o rejuvenescimento das células. 

Aveia

Imagem: Labylullaby/istock

 

Engana-se quem pensa que os cereais não possuem influencia em nossa saúde. A aveia, por exemplo, é rica em vitamina B1, B3, B6 e E. Ainda por cima, encontramos nela o zinco, o ácido fólico e aventramida. ou seja, nutrientes antioxidantes. E como já visto, os antioxidantes são importantes para o antienvelhecimento. 

A aveita também é ótima para manutenção da hidratação da pele, porque forma uma barreira na superfície das células responsáveis por reter água na pele. Também contribuem positivamente para o desenvolvimento de células saudáveis da pele. 

Por fim, o ácido fólico encontrado na aveia é bom para prodição de colágeno. Portanto, esse cereal também serve para manter a firmeza da pele e ainda por cima pode ajudar no tratamento de doenças inflamatórias que atacam a pele.

Alecrim 

Imagem:YelenaYemchuk

 

O alecrim, ou o chá de alecrim também faz bem para saúde cutânea. A erva contribui na saúde dermatológica, porque é um forte antioxidante. No entanto, quando utilizada com outros alimentos, ela pode surpreender e revelar outros benefícios.

Dentro dos pontos positivos do alecrim enquanto acompanhamento, estão por exemplo, a possibilidade de substituição do sal. E o que isso traz de positivo? O consumo de sal influencia na desidratação e ressecamento da pele. Logo, quando utilizado em excesso, o sal pode ser um vilão silencioso da pele e causar danos. 

Couve de Bruxelas

Imagem:bhofack2/istock

 

Assim como boa parte dos alimentos em nossa lista, a couve de bruxelas é rica em antioxidantes. Também apresenta vitaminas A e C. Além de fibras que são alimento para bactérias benéficas do nosso intertino. Contudo, você pode se perguntar como o intestino influencia na pele. Certo?

Bem, acontecen que o intestino é uma espécie de segundo cérebro. Sendo assim, ele atua juntando e absorvendo nutrientes e neurotransmissores. Além de exercer uma proteção contra patógenos e seus metabólitos tóxicos. 

Portanto, o intestino é capaz de tratar de doenças inflamatórias de pele, como acnes etc. Porque em verdade, possui uma função de imunorregulador.

Chá verde

Imagem: Kazoka30/istock

 

Apresenta flavonoides e catequinas em abundância. Assim, é mais um dos alimentos ricos em antioxidantes e capazes de combater o envelhecimento das células, porque conseguem inibir os radicais livres. Além disso, são ótimos hidratantes naturais e contribuem para boa aparência cutânea. 

Soja 

Imagem:IltonRogerio/istock

 

Semente abundante em nosso território, a soja também se faz presente entre os alimentos que fazem bem para saúde da nossa pele. Esta semente oleginosa se apresenta rica em isoflavonas. Estas últimas, são uma espécie de estrógeno natural. 

Deve-se saber ainda, que a soja melhora a elasticidade da pele e atua no combate contra o sessecamento dela, tornando-a mais hidratada e macia. Fora isso, também possui ômega-3, minerais diversos e vitaminas A, C, E e do Complexo B. 

Molho de tomate

Imagem:EcoPim-Studio/istock

 

Presente em diferentes receitas. O molho de tomate encerra esta lista de alimentos que contribuem para uma excelente saúde da pele. E o motivo disto é, que ele é fonte de licopeno. Logo, funciona na prevenção de danos causados pela exposição aos raios solares. 

Ademais, não podemos deixar de mencionar que o tomate também se apresenta como um alimento bom para o combate ao câncer de pele e ajuda no atraso do envelhecimento da pele. 

Leia também

Dicas de maquiagem para pele negra que você precisa conhecer

Descubra os principais benefícios dos alimentos antioxidantes

Peeling de diamante: o que você precisa saber antes de fazer?

17 alimentos que atuam como anti-inflamatórios naturais

Conheça 5 cuidados preciosos com a pele muito oleosa

5 alimentos para proteger as artérias