Saiba quais remédios naturais para garganta inflamada são eficazes

Dor ao engolir ou falar? Tosse seca? Antes de recorrer aos medicamentos tradicionais, conheça remédios naturais para garganta inflamada.

Rayane Santos | 26 de Junho de 2021 às 13:00

vaaseenaa/iStock -

Quem nunca sentiu uma dolorosa irritação na garganta? A garganta inflamada atinge muitas pessoas, assim, é muito útil conhecer os melhores métodos para combater essa doença. Esses, vão desde as simples pastilhas para aliviar a dor até medicações como ibuprofeno e paracetamol. No entanto, antes de recorrer a esses métodos, vale a pena fazer uso de remédios naturais para curar a garganta inflamada.

Quais os sintomas da garganta inflamada?

A inflamação na garganta pode ser causada por diversos fatores, sendo a exposição ao frio apenas um deles. Ela pode ser também um sinal de doenças como gripe, resfriado e alergias. Seus principais sintomas incluem:

Confira agora uma lista de remédios naturais, simples e rápidos, para combater a inflamação na garganta.

Remédios caseiros para garganta inflamada

1. Gargarejo com água e sal

Devido a sua simplicidade e eficácia, esse, certamente, é um dos tratamentos mais populares quando o assunto é inflamação na garganta. Essa mistura possui propriedades antimicrobianas, que auxiliam na diminuição de microrganismos presentes na garganta. Para essa solução, tudo o que você precisa fazer é adicionar uma colher de sopa de sal em um copo de água morna e misturar até que fique homogêneo. Após isso, faça o gargarejo três vezes seguidas.

2. Chá de limão e mel

As propriedades do limão são ótimas para combater a inflamação na garganta. (Imagem: Botina Inna/iStock)

Rico em vitamina C e B5, o limão age como calmante e ainda elimina bactérias presentes na garganta quando ingerido como líquido quente. Para preparar esse chá, esprema um limão em uma xícara de água quente e adicione um pouco de mel. Somado a esse ingredientes, é benéfica também a adição de gengibre. Recomenda-se tomar essa bebida duas vezes ao dia para alívio da dor de garganta.

3. Chá de cascas de romã

O romã pode ser usado para auxiliar o combate à inúmeras doenças, sendo a inflamação na garganta uma delas. Sendo um agente anti-inflamatório, ele proporciona a diminuição do pus e alivia a dor. Para preparar esse chá, coloque cascas de romã em uma panela com água e ferva durante 15 minutos. Depois, deixe a panela tampada e aguarde até que o chá amorne para bebê-lo. Para sentir seus resultados, beba esse chá três vezes ao dia.

4. Vinagre de maçã

O vinagre possui alto teor de acidez, por isso, é ótimo para ajudar na eliminação de bactérias que deixam a garganta inflamada. Apenas tome cuidado para não ingerir vinagre em excesso, pois isso pode gerar a alteração do pH da garganta. Assim, para o sucesso desse tratamento, o ideal é diluir uma colher de sopa de vinagre em uma xícara de água morna.

5. Chocolate meio-amargo

O chocolate também pode ajudar a aliviar as dores na garganta. (Imagem: Lilechka75/iStock)

Pode ser surpreendente, mas, de fato, o chocolate pode ser um benéfico para saúde, ajudando até mesmo no combate à inflamação na garganta. Devido à sua gordura, ele atua como lubrificante, além de possuir propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Para fazer uso desse delicioso remédio, coloque um pedaço de chocolate meio amargo sobre a língua e espere que ele dissolva. Repita essa ação duas ou três vezes. É possível, ainda, potencializar essa receita comendo algumas folhas de menta ou hortelã junto com o chocolate.

6. Suco de morango e mel

Outro alimento antioxidante é o morango, rico também em vitamina C. Por causa dessas propriedades, essa saborosa fruta é ótima para combater a inflamação na garganta. Para aproveitar seus benefícios, prepare um suco, batendo meia xícara de morangos com meia xícara de água e uma colher de sopa de mel. Beba esse suco de 3 a 4 vezes ao dia.

Outros alimentos que podem ajudar

Além dessas receitas, o tratamento da inflamação de garganta também deve incluir uma dieta saudável. Alguns alimentos que indispensáveis no dia a dia são:

Seguindo as recomendações acima, você poderá se livrar desse male. No entanto, tenha em mente que a efetividade de remédios naturais para garganta inflamada depende da condição de cada pessoa. Assim, para ter o diagnóstico completo de seu quadro e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico.