Saiba quem são os especialistas em ouvidos, nariz e garganta

Está com uma dor de garganta que não passa mas não sabe a que médico recorrer? Descubra qual especialista pode ajudá-lo!

Douglas Ferreira | 16 de Maio de 2021 às 12:00

Thirdman/Pexels -

Quando somos crianças, ao primeiro sinal de uma doença, nossas mães rapidamente nos levam ao pediatra. Quando crescemos, no entanto, saber em qual especialista ir quando estamos com diferentes queixas médicas de saúde pode ser um tanto quanto mais difícil. Com tantas especialistas disponíveis pode ser difícil de achar o certo para o seu problema.

Por exemplo, para qual profissional recorrer se você estiver sentindo dor nos ouvidos, no nariz e na garganta? Saiba que os médicos desta área são os otorrinolaringologista, profissionais treinados para diagnosticar e tratar todos os distúrbios de cabeça e pescoço.

A especialidade médica que cuida dos ouvidos, do nariz e da garganta é a Otorrinolaringologia (ORL). O termo abrange os distúrbios desses órgãos, além de doenças da base do crânio, da cabeça e do pescoço, da face e da traqueia. O tratamento emprega potentes microscópios cirúrgicos, endoscópios de fibra óptica e rígidos, além de laser.

A habilidade cirúrgica necessária para atender às necessidades dos pacientes requer ampla colaboração entre os profissionais da área e vários outros especialistas, como anestesistas, cirurgiões plásticos, neurocirurgiões (especializados em procedimentos no encéfalo e na medula) e cirurgiões cardiotorácicos (especialistas em coração e pulmões).

Veja abaixo a lista completa de profissionais que podem ajudar a cuidar dos seus ouvidos, nariz e garganta.

Há diversos profissionais que podem auxiliar no tratamento dos desconfortos que envolvem o nariz, ouvidos e garganta. (Imagem: Inside Creative House/iStock)

Profissionais de Enfermagem

Os profissionais de enfermagem prestam assistência pós-operatória aos pacientes. Eles são treinados para cuidar de pacientes com vários distúrbios de ouvidos, nariz e garganta. Alguns enfermeiros são especializados em determinado aspecto dos cuidados com o paciente. Por exemplo, existem enfermeiros especializados em traqueostomia nas unidades de ORL maiores – eles oferecem orientação sobre o procedimento e não raro são os primeiros a ser procurados por pacientes com traqueostomia que têm problemas em casa.

Técnico em audiologia

Muitos pacientes que procuram um serviço de ORL necessitam de um teste auditivo. O exame é realizado por técnicos em audiologia, que ensinam a usar corretamente as próteses auditivas e orientam acerca de outros equipamentos e estratégias que ajudam a lidar com a perda auditiva.

Fonoaudiólogo

Os fonoaudiólogos são profissionais cujo papel é de extrema importância no tratamento de problemas da voz e da fala, bem como na avaliação e no tratamento de pacientes com dificuldades de deglutição. Os pacientes variam de crianças que necessitam de uma pequena ajuda na fala até adultos que tiveram a laringe removida e precisam de amplo apoio para recuperar as habilidades de comunicação eficaz.

Nesses casos, o fonoaudiólogo ajuda a escolher o método mais adequado para restabelecer a fala; depois, orienta o paciente sobre as técnicas para superar as diversas dificuldades da voz e da fala decorrentes da cirurgia, até a máxima reabilitação possível, de acordo com as circunstâncias.

“Superspecialistas”

Muitos otorrinolaringologistas estão se especializando em campos mais restritos. Essas subespecialidades incluem:

Atualmente, os cirurgiões de cabeça e pescoço, que têm treinamento completo em ORL, costumam tratar a maioria dos casos de tumores da cabeça e do pescoço.