Sempre fica com sede após comer doce? Entenda o motivo

Existe um motivo pelo qual sentimos sede ao comer um doce: quando isso acontece, são vários os efeitos do açúcar no nosso organismo.

Redação | 3 de Setembro de 2022 às 10:00

(Imagem: happy_lark/iStock) -

Você já deve ter que reparado que todo o ser humano após se encher de balas, chicletes, chocolates e doces fica morrendo de sede e já vai à procura de um grande copo d’água.

Muitas pessoas se perguntam por que isso acontece e os cientistas são capazes de responder.

Segundo especialistas, a resposta está no equilíbrio que o corpo faz entre a água e o açúcar. Ao mesmo tempo que a glicose percorre pelo corpo é extraída água das células.

O açúcar ao entrar no seu organismo, primeiro vai para a corrente sanguínea, aonde a água sai das células e passa para a corrente, para restaurar esse equilíbrio.

Estas, por sua vez, dão sinais ao cérebro de que o corpo precisa de alguma hidratação, que venha preferencialmente do H2O. Assim, o sintoma que nosso corpo apresenta é a sede e a única solução é o H2O no organismo.

Qualquer bebida mata a sede?

Beber uma coca-cola ou um suco de laranja açucarado para matar a sede de doces não é nada eficiente. Qualquer bebida açucarada não é capaz de hidratar e sim só gerar mais sede, já que o processo que o organismo faz quando recebe açúcar no corpo acontecerá novamente e assim você confundirá seu organismo.

Como o açúcar afeta o nosso organismo?

O açúcar nos oferece calorias vazias, alto número de calorias sem valor nutricional nenhum.

Essas calorias vazias do açúcar aumentam nossos níveis de colesterol ruim, favorecem a diabetes, pois quanto mais açúcar consumimos, mais afeta o nosso sistema imune. Isso porque ele atrasa a capacidade de resposta imunológica diante de qualquer ameaça quando consumimos grandes quantidades, causam cáries e faz com que nossos dentes se deteriorem com mais facilidade à medida em que o tempo passa.

Além de tudo isso, é a maior causadora da obesidade, uma condição que pode trazer vários malefícios à saúde.