Tatuagem descascando: entenda os cuidados necessários

Tatuagem descascando e desbotamento são normais. Mas tem alguns cuidados que você pode tomar para evitar maiores problemas.

Marina Estevão | 17 de Setembro de 2021 às 12:00

YakobchukOlena/iStock -

Hoje em dia é muito comum encontrar pessoas que tenham ao menos uma tatuagem. Porém, muitas pessoas não sabem ou não entendem quais são os cuidados pós-tatuagem necessários para obter um resultado saudável e bonito. Os cuidados necessários envolvem a alimentação e bons produtos para a pele como protetores solares e outros produtos de higiene. Mas, calma, se você não sabe por onde começar, nós preparamos um guia completo.

Principais cuidados pós-tatuagem

Após fazer uma tatuagem, é preciso tomar alguns cuidados. Afinal, ela é como uma ferida e, portanto, necessita de cuidados específicos para uma boa cicatrização. Manter a região sempre limpa é importante para evitar infecções. Sendo assim, o ideal é lavar o local ao menos 3 vezes ao dia, com sabonete neutro e água fria.

Leia também: 80 fotos de tatuagens femininas para você se inspirar

Proteja o local com plástico filme no primeiro dia. Nos dias seguintes, é válido apostar em um borrifador com água termal, para manter a pele hidratada, e cosméticos para regenerar a pele sensível.

Caso o desenho coce ou você observe a tatuagem descascando, siga as instruções do tatuador para aplicar produtos que ajudem a minimizar o problema.

É importante proteger a tatuagem com filtro solar. (Imagem: Rawpixel/iStock)

Evite a exposição ao sol, pois pode afetar o processo de cicatrização, e utilize filtro solar de alta proteção. Além disso, outros cuidados necessários são:

Pode passar hidratante?

Após a troca de pele (fase de descamamento) da tatuagem, é permitido passar hidratante. Isso deixará a tatuagem com cores mais vivas, além da pele recuperada menos ressecada.

É normal a tatuagem descascar?

Sim! Não podemos esquecer que a tatuagem machuca a pele, e, como todo o machucado, também se inicia um processo de cicatrização. O descamamento da pele é uma fase desse processo e pode durar de duas semanas a um mês.

Por que a tatuagem descasca?

A tatuagem descascando se trata de um processo natural de cicatrização, ou seja, as células da pele vão se renovando. Este processo nada mais é do que a nova pele nascendo para eliminar aquela que morreu.

Retocar o desenho é necessário?

Durante o processo de recuperação da pele, caso a casquinha seja arrancada, pode sair um pouco de pigmento junto. Neste caso, pode ser necessário retocar o desenho.

O que fazer quando a tatuagem está descascando?

Hidratar a pele é importante após a fase de cicatrização. (Imagem: LanaStock/iStock)

Deixe a tatuagem descascar naturalmente e não retire a pele morta, o descamamento da pele faz parte do processo natural da pele. Em caso de coceira, use pomadas para amenizar o sintoma. Em caso de dúvidas sobre como cuidar da sua tatuagem, não hesite em falar com o seu tatuador. Ele terá dicas valiosas para oferecer.

Remover casquinha é um problema?

Apesar de ser tentador, não é recomendável remover a casquinha da tatuagem. É necessário deixar a cicatrização ser feita por completo. Caso a casquinha seja retirada, isso pode facilitar infecções por bactérias, pois a região estará exposta. Além disso, a tatuagem pode despigmentar e necessitar de um retoque no desenho.

Como prevenir o processo inflamatório?

Alguns sintomas podem ser uma indicação de que a tatuagem inflamou. Entre eles estão:

Para evitar a inflamação, o ideal é não se expor ao sol e utilizar pomadas do tipo antibiótico bacteriostático. Esses dermocosméticos são indicados para infecções cutâneas, e impedem o desenvolvimento de bactérias no local e auxiliam na cicatrização. Hidrate e deixe o local sempre limpo.

Com esses cuidados, o desenho vai permanecer vivo e definido por mais tempo, e a pele, bem mais saudável.

Atenção!

Se você notar algo diferente na sua pele após fazer uma tatuagem, não hesite em procurar um dermatologista. Esse é o profissional mais indicado para auxiliá-lo no seu tratamento.