Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 11 de março de 2021

Visagismo na odontologia: quais são os benefícios?

O sorriso é o nosso cartão de visitas, e com o visagismo ele pode ser melhorado

Imagem: Crédito: Prostock-Studio/iStock

Você já ouviu falar no visagismo? Essa técnica, que também pode ser aplicada na odontologia, busca criar uma imagem pessoal que seja mais condizente com as características físicas de cada pessoa, além de estar de acordo com sua personalidade.

Desse modo, o intuito é reconstruir um sorriso que esteja mais alinhado à imagem geral do indivíduo. Assim, o procedimento está diretamente ligado à estética do sorriso.

Para chegar ao resultado desejado, são realizadas algumas análises e, em seguida, diversos tratamentos para obter um sorriso mais harmônico. Como aplicação de botox, ácido hialurônico e o microagulhamento.

O estudo das técnicas de visagismo leva em consideração o que funciona ou não para indivíduo, considerando, por exemplo, o formato do rosto. O objetivo é evitar resultados artificiais.

Quer saber mais a fundo sobre esse assunto? Então confira, a seguir, uma entrevista com o Dr. Djalma Faria, ortodentista que há anos atua com técnicas personalizadas de visagismo aplicado à odontologia.

como clarear os dentes
Saiba como o visagismo pode ser aplicado na odontologia (Imagem: iStock)

Antes de mais nada, o que é o visagismo na odontologia?

Dr. Djalma Faria: Visagismo é uma técnica que associa beleza e identidade. Estuda através dos traços faciais os perfis comportamentais (temperamentos) do paciente. Com esse conhecimento é possível planejar um tratamento que atenda tanto às necessidades estéticas quanto emocionais.

Quais são os benefícios?

Dr. Djalma Faria: O terço inferior está intimamente ligado à nossa forma de comunicação e aos nossos instintos. Neste caso, as mudanças nessa região irão influenciar na forma como iremos impactar o outro e a nós mesmos com mais ou menos extroversão, sensualidade e até mesmo nas atitudes impulsivas.

O profissional visagista saberá sugerir os procedimentos que irão potencializar suas qualidades sem causar conflito interno de imagem e percepção.

O grande benefício é conseguir entender o seu paciente como um todo, saber quais mudanças atenderão suas expectativas, necessidades e principalmente seu desejo de comunicação sem perder a identidade.

Como o profissional chega nos resultados do paciente?

Dr. Djalma Faria: As medições são feitas com o uso do paquímetro e fotos que seguem algumas especificações para garantir a fidelidade da imagem. A partir disso, são definidos os tratamentos que serão feitos.

O que é levado em consideração para ter um resultado natural e harmônico?

Dr. Djalma Faria: O que os traços faciais revelam sobre o paciente e quais suas necessidades para que sua personalidade seja preservada e/ou fortalecida. E claro, as queixas e desejos do paciente.

Como são feitos os procedimentos?

Dr. Djalma Faria: No visagismo odontológico, com preenchimento de questionário e com análise de medidas faciais.

O que a pessoa pode esperar dos resultados do visagismo odontológico?

Dr. Djalma Faria: Resultados que tenham como referência o seu próprio padrão de beleza e sua imagem mais consistente com suas necessidades de comunicação. Junção da satisfação estética e o seu bem-estar emocional.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados