A beterraba é um legume de sabor adocicado que é altamente versátil na cozinha. Ela pode ser cozida e servida como acompanhamento, em salmoura, como salada ou condimento, ou ainda utilizada como o ingrediente principal para diversos pratos e até mesmo sucos.

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Propriedades nutritivas

Rica em nutrientes, os benefícios desse superalimento vêm sendo há muito tempo estudados e comprovados pela medicina. A parte mais nutritiva são as folhas, que podem ser cozidas e servidas do mesmo modo que o espinafre ou a acelga.

Mas, o que é melhor: ela contém muitos nutrientes importantes, como as vitaminas A, B6, C, E e K, além de proteínas, folato, fibras alimentares, cálcio, ferro e potássio, entre outros. Para entender melhor o papel das vitaminas em nosso corpo e como obtê-las, confira esse post!

Benefícios da beterraba:

  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares;
  • Combate o câncer;
  • Reduz o risco de demência;
  • Baixa a pressão arterial;
  • Combate a constipação intestinal;
  • Melhora a saúde dos olhos e do tecido nervoso;
  • Auxilia o crescimento dos ossos;
  • É rica em ácido fólico;
  • Promove a desintoxicação do organismo;
  • Ajuda no desenvolvimento dos músculos

Veja agora, com mais propriedade, cada um desses benefícios e confira também algumas dicas de compra, armazenamento, preparo e consumo da beterraba!

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1. Reduz o risco de doenças cardiovasculares

A beterraba é uma ótima fonte de folato e betaína, nutrientes que, em conjunto, ajudam a baixar os níveis sanguíneos de homocisteína, responsável por inflamações que podem prejudicar as artérias  e aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

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2. Combate o câncer

A beterraba contém betacianina, um tipo de pigmento vegetal que, de acordo com alguns estudos preliminares, ajuda na defesa das células contra carcinógenos nocivos.

Estudos também comprovaram que possui altos níveis de agentes antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a reduzir o risco de alguns tipos de câncer. Os níveis elevados de fibra da beterraba estão ligados ao baixo risco de câncer de cólon.

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3. Reduz o risco de demência

A beterraba é responsável pela produção de ácido nítrico no organismo, o que aumenta o fluxo sanguíneo por todo o corpo – inclusive para o cérebro. Exames de ressonância magnética realizados em pessoas idosas mostraram que, após uma alimentação rica em nitratos (incluindo suco de beterraba), os pacientes tiveram o fluxo sanguíneo aumentado para a substância branca dos lobos frontais.


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4. Baixa a pressão arterial

Vários estudos descobriram que beber suco de beterraba ajuda a controlar a pressão arterial.

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