Dirigir estressa os braços e a parte superior do corpo. Seguir algumas dicas contribuirá para que você chegue ao seu destino com mais segurança e menos dores e sofrimentos. Lembre-se de nunca ajustar o banco enquanto dirige – você pode perder o controle sobre o veículo. Observando os devidos cuidados, seu corpo agradecerá.

1. Sente-se ereto e bem recostado no banco. Seu conforto é importante tanto para sua segurança como para sua saúde, e chegar ao destino sem dores. Eleve ou abaixe o banco para enxergar claramente tanto a rua quanto o painel. Seus joelhos devem estar nivelados com os quadris. Se tiver baixa estatura, use uma almofada (disponível em lojas de acessórios para carros).

2. Deslize o banco para uma posição em que possa pressionar os pedais sem desencostar do banco.

3 Regule o ângulo do encosto do banco – deve estar reclinado da posição vertical apenas 10 ou 20 graus.

4. Movimente o encosto de cabeça para que ele fique no meio de sua cabeça – o centro deve ficar o mais perto possível da parte superior das orelhas.

5. Trave bem o apoio de cabeça no lugar.

6. Incline a almofada do assento até que ela apoie as coxas de maneira uniforme e não raspe a parte posterior dos joelhos.

7. Movimente o volante para baixo e em sua direção para colocar as mãos sobre a direção com conforto, com os pulsos nas posições dez horas e duas horas. Regule o ângulo para que o airbag da direção fique de frente para seu peito.

8. Retire a carteira do bolso – ela entorta o corpo enquanto dirige – e celular que pode tocar e assustá-lo sem necessidade.

9. Ajuste os retrovisores.

10. Não ponha uma almofada entre suas costas e o encosto do banco e evite colocar qualquer coisa debaixo dos bancos. Os objetos podem deslizar com facilidade para a frente, em direção aos pedais. E não esqueça o cinto de segurança.