Faça uma busca
|
Publicado em: 21 de agosto de 2020

12 alimentos supersaudáveis que você precisa conhecer

Imagem: Fotos de William Brinson

Nós sempre ouvimos sobre a importância de uma boa alimentação para a boa manutenção da nossa saúde. Pensando nisso, nós listamos abaixo 12 alimentos saudáveis que você deve incluir na sua dieta.

  • baibaz/iStock

    1. Figo

    Rara fonte de cálcio em frutas, os figos ajudam a evitar a perda óssea associada ao envelhecimento. Também são ricos em fibras, o que pode reduzir o risco de câncer de cólon, de mama e de próstata.

    Coma assim: Fatie figos frescos e sirva com requeijão e pistache; misture figos secos com nozes e castanhas; ou use pasta de figo sem açúcar para cobrir lombinho assado.


  • Lisovskaya/iStock

    2. Beterraba

    As beterrabas, muito ricas em nutrientes, podem aguçar a mente. Elas produzem ácido nítrico, que ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo no organismo – inclusive nas áreas do cérebro associadas à degeneração e à demência.

    Coma assim: Combine iogurte grego, endro e cebolinha com a beterraba cozida e picada; embrulhe em papel-alumínio e grelhe em calor indireto até que fique macia.


  • gaus-nataliya/iStock

    3. Cranberry (oxicoco)

    Claro, essas frutinhas azedas são estrelas no tratamento de infecções do trato urinário, mas também podem prevenir a doença cardíaca. Elas são ricas em antocianinas, flavonoides e proantocianidinas, substâncias químicas vegetais que impedem o colesterol LDL de se oxidar e grudar nas paredes das artérias.

    Coma assim: ‬Faça geleia de cranberry cozinhando as frutinhas com suco de laranja e açúcar; ou misture com banana, abacaxi e laranja numa salada de frutas; acrescente cranberries secos à massa de bolos e cupcakes.


  • MeXaHuK/iStock

    4. Bagaço de laranja e tangerina

    Você já sabe que laranjas e tangerinas são ótimas fontes de vitamina C, mas coma também o máximo possível do mesocarpo, casca branca ou bagaço – a
    camada branca e esponjosa entre a casca e a polpa que fica na laranja descascada. Embora amargo, o bagaço contém boa quantidade de fibras e antioxidantes.

    Coma assim: Substitua as rodelas de abacaxi que forram a fôrma no bolo de abacaxi por fatias de laranja descascada; refogue gomos de tangerina com açúcar mascavo e canela.


  • Poravute/iStock

    5. Ovos

    Esta fonte de energia é cheia de benefícios à saúde: o zinco e o ferro promovem cabelo saudável e unhas fortes, e a lecitina da gema é rica em colina, que ajuda a reparar danos neurológicos e elimina o colesterol da corrente sanguínea.

    Coma assim:‭ ‬Incremente ovos mexidos com ervas frescas e um pouquinho de cream cheese; cubra uma torrada de pão de linhaça com cogumelos, verduras, tomate e um ovo escaldado.


  • Mizina/iStock

    6. Grãos integrais

    Um estudo recente constatou que um consumo maior de grãos integrais diminui o risco de doenças vasculares e reduz em 35% a probabilidade de se desenvolver diabetes tipo 2.  As farinhas  feitas com eles são ótimas fontes de folato e ferro. 

    Coma assim:Cozinhe e resfrie quinoa vermelha para utilizar em saladas, como substituto da massa; faça um risoto usando cevada e cogumelos; escolha os pães integrais que tenham como primeiro ingrediente “farinha de trigo integral”.


  • KVLADIMIRV/iStock

    7. Mostarda

    Pense além do cachorro-quente. A mostarda é boa fonte de selênio, que ajuda a proteger do câncer, a prevenir a doença cardiovascular, a defender as células contra os radicais livres prejudiciais e a estimular o sistema imunológico (que tempero poderoso!). Além disso, o manganês da mostarda ajuda a aliviar os sintomas da TPM.

    Coma assim:‭ ‬Sirva legumes grelhados com molho de mostarda e mel; misture mostarda, azeite e vinagre para o molho da salada; adicione algumas colheres ao refogado para obter um sabor diferenciado.


  • bhofack2/iStock

    8. Cordeiro

    Entre as carnes vermelhas, a de cordeiro se destaca pelo elevado valor nutritivo – e por ser excelente fonte de zinco, importante para um sistema imunológico saudável. O ferro da carne de cordeiro também é facilmente absorvido pelo organismo; ajuda a prevenir anemia e tem alto valor energético.

    Coma assim: ‬Corte iscas finas do cordeiro e frite-as ligeiramente com pimentão e cebola; ou faça almôndegas combinando cordeiro moído, alho picado, salsa e amêndoas moídas.


  • KateSmirnova/iStock

    9. Brócolis congelado

    Surpresa! Congelado, pode conter 35% mais betacaroteno por peso do que o brócolis fresco. Além disso, o sulforafano do brócolis pode ajudar o organismo a combater as infecções que inflamam pulmões e artérias. Finalmente, o seu alto teor de vitamina C ajuda a criar colágeno, que mantém a pele saudável, firme e luminosa.

    Coma assim: Cozinhe os ramos no vapor e sirva com molho de tomate e nozes tostadas como acompanhamento ou espalhe-os por cima da pizza congelada antes de levar ao forno.


  • TasiPas/iStock

    10. Pimenta

    A capsaicina, fonte do ardor dessas pequenas fogosas, ajuda a evitar os coágulos sanguíneos que provocam infartos e AVCs (acidentes vasculares cerebrais). Além disso, comer pimenta pode aliviar temporariamente a congestão nasal e a sinusite – e até acelerar temporariamente o metabolismo!

    Coma assim: Adicione um sabor picante ao ensopado de carne com metade de uma pimenta-malagueta; faça uma combinação doce, picante e fresca temperando pedaços de melão com pimenta moída e açúcar.


  • Mizina/iStock

    11. Kiwi

    Contém luteína e zeaxantina, antioxidantes que podem conservar a saúde dos olhos. Também é rico em vitaminas C e E e outras substâncias fitoquímicas que ajudam a combater os danos causados por radicais livres que podem acabar levando ao câncer.

    Coma assim: ‬Experimente colocar pedaços de kiwi no ceviche; cubra uma fatia de pão integral com cream cheese e rodelas de kiwi. Não é preciso descascar; a casca do kiwi é perfeitamente comestível e suave e contém boa parte das fibras e da vitamina C da fruta.


  • ArtCookStudio/iStock

    12. Folhas de aipo

    Você usa os talos de aipo e joga fora o resto? Pare! As folhas são a parte mais nutritiva do aipo e contêm mais cálcio, ferro, potássio, betacaroteno e vitamina C que os talos.

    Coma assim: Use como substituto da salsa e adicione as folhas a sopas e saladas.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close