Febre entre os marombeiros por auxiliar no ganho de massa muscular, a batata-doce traz benefícios não só para praticantes de musculação, mas também para todos que optam por uma vida mais saudável e natural.

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A raiz auxilia no combate ao colesterol e no controle do estresse. Além disso, dado ao baixíssimo custo de produção, a batata-doce é encontrada a preços baixos em supermercados ou hortifrutis.

Dito isto, conheça agora 15 benefícios da batata-doce que você precisa conhecer. Veja nos slides a seguir.

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    1. Controla o colesterol

    Rica em fibras, principalmente a pectina, a batata-doce ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, reduzindo as chances de doenças cardiovasculares como infarte, derrame, entre outras.

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    2. Reforça a imunidade

    A batata-doce contribui para manter o organismo livre de gripes e resfriados, uma vez que o alimento é fonte de agentes antioxidantes capazes de impedir ações que agridem o sistema imunológico.

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    3. Contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo

    As fibras alimentares da batata-doce contribuem para o melhor desempenho do nosso aparelho digestivo. Portanto, há ganho real no trânsito intestinal — prevenindo problemas como prisão de ventre e constipação.

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    4. Ajuda a emagrecer

    Febre entre os “marombeiros”, o alimento favorece o emagrecimento, dado que suas fibras garantem a sensação de saciedade de maneira mais fácil.

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    5. Atua como energético

    Fonte de carboidratos saudáveis, a batata-doce fornece energia e contribui para melhorar desempenho e disposição no dia a dia.

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    6. Melhora a pele

    Graças à vitamina E em abundância, o alimento atua na prevenção dos radicais livres no organismo. Resultado: pele mais firme, hidratada e jovem por mais tempo.

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    7. É indicado na gravidez

    A batata-doce é indicada para uma alimentação equilibrada durante a gravidez, já que é rica em vitaminas A, C, D, B12 e B16 — fundamentais para desenvolvimento celular, formação óssea e reparação de tecidos —, além do cálcio, que contribui na formação dos nervos, coração e músculos, por exemplo.

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    8. É uma ótima opção para o desjejum

    O alimento é importante no café da manhã se aliado a uma porção de proteína, como ovo mexido, por exemplo. Dada a sensação de saciedade, o consumo de alimentos fora do horário diminui.

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    9. Age como antioxidante

    A batata-doce possui antioxidantes fundamentais para nossa saúde como a vitamina A e o betacaroteno.

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    10. Ajuda no combate ao câncer

    Alimentos naturais e frutas ricas em antioxidantes contribuem no combate ao câncer de pulmão e da cavidade oral, segundo estudos.

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    11. Beneficia o cabelo

    Nutrientes como betacaroteno e vitamina A fortalecem e reforçam o crescimento do cabelo. A boa notícia: ambos estão em grande quantidade na batata-doce.

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    12. Controla os níveis de açúcar no sangue

    Segundo pesquisas, o alto teor de fibras alimentares da batata-doce ajuda a equilibrar o ritmo da digestão e consequentemente a regulação de açúcar no sangue.

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    13. Controla o estresse

    Acredite. A batata-doce contribui com o bem estar, graças ao magnésio — mineral conhecido como antiestresse, que atua na saúde dos nervos, músculos, artérias entre outros.

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    14. Trata úlceras do estômago

    A batata-doce tem efeito calmante sobre intestino e estômago. Vitaminas como complexo B, potássio e cálcio são poderosas armas na cura de úlceras estomacais.

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    15. Trata a bronquite

    Dada a concentração de vitamina C, ferro e outros nutrientes, a batata-doce contribui no tratamento da bronquite.