Os perigos do excesso de consumo de sal (e, consequentemente, de sódio) são conhecidos há muito tempo pelos médicos. Porém, mesmo em nome da saúde, pode ser desafiador abandonar velhos hábitos alimentares.

Atualmente, a maior parte do sódio que ingerimos vem dos alimentos ultraprocessados, já que os fabricantes exageram no sal, gordura e açúcar para ajudar a criar sabores atraentes. Mas além de prestar atenção nos rótulos dos alimentos no supermercado, outras medidas simples podem ajudar a diminuir o sal no dia a dia e prevenir diversos problemas de saúde, confira:

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1. Invista em um moedor de pimenta

Moa pimenta-do-reino e use-a no lugar do sal. Ela adiciona um sabor maravilhoso, sem sal, aos alimentos.


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2. Misture alimentos com baixo teor de sal a alimentos convencionais

Por exemplo, misture amendoim não salgado com o salgado. Lentamente, aumente a proporção do alimento sem sal, enquanto diminui a proporção do outro, até estar comendo apenas a versão não salgada.


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3. Mantenha o sal da mesa em um saleiro

Quando você mantém o sal em um recipiente maior, tende a retirar muito mais para temperar a comida. Já no saleiro, vai se limitar a algumas pitadas. Outra dica é mantê-lo o menos acessível possível.


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4. Escolha enlatados sem adição de açúcar e sal

Ao procurar ervilhas, grão-de-bico, milho, entre outros, procure variedades que não contenham açúcar e sal. Se não conseguir, compre produtos conservados em água e lave bem antes de usar; isso ajuda a remover uma parte do sal.