Não há um modo específico de se alimentar de forma saudável, apenas alguns princípios simples: ofereça a seu organismo alimentos não processados variados, todos os dias; e coma – e beba – com moderação. Os modismos vêm e vão, mas estes segredos para comer melhor e ter uma boa saúde nunca vão mudar.

Criar novos hábitos alimentares é mais fácil se a mudança for gradual. Portanto, adote cada passo a seguir com calma em sua rotina até tornar a alimentação saudável uma parte prazerosa da sua vida.

id-art/iStock

1.

Comece o dia com um café da manhã rico em fibras, como mingau, pão integral ou granola com frutas. Comer bem nessa parte do dia faz com que as pessoas fiquem mais alertas física e mentalmente.


taa22/iStock

2.

Tome o mínimo possível de café e de refrigerantes com cafeína – eles lhe dão apenas um pique curto de energia.

Experimente tomar uma ou duas xícaras diárias de chá verde ou preto. O chá contém antioxidantes, que são associados a menores índices de câncer e de doenças cardíacas. Uma xícara de chá preto ou verde contém cerca de metade da cafeína de uma xícara de café.


Fascinadora/iStock

3.

Diminua aos poucos a quantidade de açúcar do chá, do café e do suco. É melhor reeducar o paladar do que usar adoçantes artificiais em excesso, pois assim o seu desejo por doces e bebidas açucaradas também diminui.


arfo/iStock

4.

Ao preparar bolos e biscoitos, substitua metade da farinha de trigo por farinha de trigo integral. Coma pão integral com mais frequência do que o branco – ele contém mais vitaminas do complexo B e o dobro das fibras. Prove tipos diferentes de pão, preparados com vários grãos.