As cólicas menstruais atingem 75% das mulheres em idade fértil. A incômoda dor na região pélvica varia de intensidade de uma mulher para outra. Em casos agudos, a dor impede a realização até de atividades simples, como caminhar, por exemplo. A cólica menstrual é responsável por vários dias de ausência no trabalho e na escola.

8 dicas infalíveis para aliviar dores

A cólica é dividida em duas categorias: primária e secundária. Mais comum, a primária é reflexo do período menstrual. Já a secundária apresenta disfunção ginecológica por trás das fortes dores e deve ser avaliada por um especialista. É possível, no entanto, reduzi-las consideravelmente. Por isso, separamos 15 dicas para aliviar a cólica menstrual.

Wavebreakmedia/iStock

1. Faça acupuntura

O método que usa agulhas espetadas em pontos estratégicos do corpo auxilia na liberação de endorfina, o que reduz o incômodo causado pela dor abdominal.


Milkos/iStock

2. Faça massagens

Para aliviar a tensão, faça movimentos suaves nos pés e no abdômen. Isto alivia a tensão muscular e melhora a circulação sanguínea, reduzindo a dor.


demaerre/iStock

3. Evite o estresse

O estresse pode aumentar a intensidade da cólica e suas dores. Portanto, evite situações que causem estresse.


rezkrr/iStock

4. Tome chás

Chás como erva-cidreira, hortelã e canela são aliados no combate às dores da cólica. Eles têm propriedades calmantes que ajudam no alívio da dor e proporcionam bem-estar.