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Publicado em: 1 de setembro de 2019

15 dicas para aliviar a cólica menstrual

Aprenda a reduzir as temidas dores que acompanham a menstruação

Imagem: nensuria/iStock

As cólicas menstruais atingem 75% das mulheres em idade fértil. A incômoda dor na região pélvica varia de intensidade de uma mulher para outra. Em casos agudos, a dor impede a realização até de atividades simples, como caminhar, por exemplo. A cólica menstrual é responsável por vários dias de ausência no trabalho e na escola.

8 dicas infalíveis para aliviar dores

A cólica é dividida em duas categorias: primária e secundária. Mais comum, a primária é reflexo do período menstrual. Já a secundária apresenta disfunção ginecológica por trás das fortes dores e deve ser avaliada por um especialista. É possível, no entanto, reduzi-las consideravelmente. Por isso, separamos 15 dicas para aliviar a cólica menstrual.

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    1. Faça acupuntura

    O método que usa agulhas espetadas em pontos estratégicos do corpo auxilia na liberação de endorfina, o que reduz o incômodo causado pela dor abdominal.


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    2. Faça massagens

    Para aliviar a tensão, faça movimentos suaves nos pés e no abdômen. Isto alivia a tensão muscular e melhora a circulação sanguínea, reduzindo a dor.


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    3. Evite o estresse

    O estresse pode aumentar a intensidade da cólica e suas dores. Portanto, evite situações que causem estresse.


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    4. Tome chás

    Chás como erva-cidreira, hortelã e canela são aliados no combate às dores da cólica. Eles têm propriedades calmantes que ajudam no alívio da dor e proporcionam bem-estar.


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    5. Recorra à bolsa de água quente

    O calor provocado pela bolsa estimula a irrigação sanguínea e, consequentemente, relaxa a musculatura e ameniza o impacto das contrações uterinas. É um dos métodos mais eficazes.


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    6. Evite gordura

    Tanto quanto possível, evite alimentos gordurosos e frituras. Eles aumentam a produção de hormônios que são responsáveis pela contração uterina.


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    7. Evite cafeína

    Fuja de alimentos embutidos e bebidas com cafeína, como café, chá-preto e refrigerante.


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    8. Pratique exercícios

    Exercícios físicos e alongamento ajudam a soltar os músculos e aliviam a dor.


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    9. Descanse

    Durante a menstruação, é normal que aumente a sensação de fadiga. É importante ter momentos de relaxamento e descanso.


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    10. Consuma alimentos com ômega-3

    Com propriedades anti-inflamatórias, alimentos com ômega-3 (salmão, atum e linhaça, por exemplo) são aliados para evitar a cólica menstrual.


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    11. Tome vitamina

    Vitamina B1 e suplementos à base de magnésio ajudam a reduzir as cólicas e o inchaço menstrual.


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    12. Se precisar, recorra ao remédio

    Em caso de dores muito intensas, você pode optar por analgésicos que não tenham necessidade de prescrição médica.


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    13. Faça abdominais

    Exercícios específicos, como abdominais, contribuem diretamente para o alívio da cólica, uma vez que relaxam a região.


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    14. Pratique Pilates

    O método Pilates ameniza as dores, pois trabalha o controle respiratório e, com isso, reduz as tensões que agravam as cólicas.


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    15. Adote a homeopatia

    Lachesis, Sépia, Calcarea Carbônica, Caulophyllum e Chamomilla são remédios de terapia alternativa indicados para cólicas.



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