A glicemia elevada é um assunto preocupante e muito sério. É difícil resistir ao açúcar, seja em bolos, biscoitos, brigadeiros e outras tentações. Estas dicas simples podem reverter em pouco tempo os males da glicemia elevada.

Após seguir essas dicas, encontre tempo na agenda para incluir exercícios físicos benéficos para todas as idades e reverta os males do açúcar no sangue, antes que atinjam níveis críticos.

  • 1 . Coma manteiga de amendoim

    A gordura e a proteína do amendoim, bem como dos frutos oleaginosos, ajudam a evitar a ressaca do açúcar (ou hipoglicemia reativa) . “Porque retardam a digestão”, explica a nutricionista Jennifer Weddig, Ph.D. e professora de Nutrição da Metropolitan StateUniversity, em Denver. “Ou experimente homus. As fibras do grão-de-bico desaceleram a absorção dos açúcares simples.”

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  • 2 . Suba escadas depois de comer para ajudar a combater a glicemia elevada

    “Isso ajudará os músculos a usar o açúcar do sangue em vez de guardá-lo”, explica a nutricionista oncológica Amanda Bontempo, do Centro Oncológico Laura e Isaac Perlmutter da Universidade de Nova York. Eis a prova de que sessões curtas de exercício funcionam. Um estudo da revista Diabetes Care mostrou que idosos que fizeram uma caminhada de pelo menos 15 minutos depois de cada refeição apresentaram nível de açúcar no sangue menor do que quem andou 45 minutos no final da manhã ou antes do jantar.

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  • 3 . Tome chá com limão

    Chá verde e limão são diuréticos. Ainda assim, “eles não eliminam diretamente o açúcar. Eles forçam o sangue a bombear nutrientes e resíduos mais depressa pelos rins; isso acelera a saída do açúcar do organismo”, afirma Amanda. Antes de tudo, lembre-se de se manter bem hidratado; normalmente, o açúcar inibe a leptina, hormônio que regula o apetite, mas beber água compensa esse efeito.

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  • 4 . Planeje o café da manhã

    Um café da manhã rico em proteínas e pobre em carboidratos, com um pouco de gordura, é de fato, importantíssimo no dia seguinte à sobrecarga de açúcar. “A proteína e a gordura nos mantêm saciados; assim como a falta de carboidratos estimula a queima do açúcar armazenado no dia anterior”, diz Amanda.
    Descubra agora como preparar 6 opções de café da manhã deliciosos e controle a glicemia sem perder o sabor.

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