4 formas de tirar farpa sem sofrer

Aprenda como remover farpas de maneira fácil e indolor.

Douglas Ferreira | 10 de Maio de 2018 às 15:08

Tirar farpas pode ser simples e fácil. - prill/iStock

Todos nós já passamos pela situação desagradável de ser vítima de alguma farpa. Mas não precisa se preocupar, com as dicas abaixo será fácil removê-las sem sofrer.

1. Pinças e agulhas

Use pinçaspara retirar a farpa pelo caminho que ela entrou. Se isso não der certo, você pode usar uma agulha para auxiliá-lo na retirada do pequeno pedaço de madeira. Antes de começar o procedimento esterilize a agulha com desinfetante. Após ter a agulha esterilizada passe-a delicadamente sobre a farpa, no sentido para fora, a fim de extraí-la. Lave bem e aplique antisséptico.

2. Cola

Use cola se você não conseguir extrair a farpa. Molhe a área com água morna, seque e aplique um pouco de cola de PVA. Retire a cola quando estiver seca, e a lasca de madeira deve se soltar.

3. Emplastro

Experimente um emplastro para fazer sair uma farpa resistente. Faça uma pasta com bicarbonato de sódio e um pouco de água e mantenha sobre a área durante a noite com um curativo adesivo. Isso faz a pele inchar e empurrar a lasca de madeira para fora da pele.

4. Óleo

Tente óleo. Pare de apertar o dedo e deixe-o de molho em óleo vegetal. O óleo deve amolecer a pele o suficiente para possibilitar a retirada da farpa com uma pinça.

Dica para os pais: se tiver de arrancar uma farpa de uma criança pequena – que provavelmente vai chorar, se contorcer e gritar durante o processo –, antes de usar a agulha, passe no local um cubo de gelo para diminuir a sensibilidade. Isso deverá tornar a remoção do pequeno pedaço de madeira menos dolorida e mais rápida.

Consulte um médico se você não conseguir remover a farpa, se ela estiver suja ou for alguma espinha ou osso de animal, ou se a região em volta começar a infeccionar.

farpas