O cochilo diário é uma ótima forma de elevar sua cota de sono. O tempo recomendado costuma ser de 30 minutos. No entanto, um estudo descobriu que idosos saudáveis – na faixa dos 70 anos – podiam se beneficiar de um cochilo de 45 minutos. Não havia efeito negativo no sono noturno e a função diurna aumentava. Mas:

1. Não cochile demais

Limite o tempo para que não interfira no sono noturno.

2. Depois do almoço

Os cochilos à tarde estão relacionados ao aumento da longevidade e a uma saúde cardiovascular melhor. Entretanto, não deixe o descanso para muito tarde. Ou, mais uma vez, isso talvez afete o sono noturno.

3. Transforme-o em algo aconchegante

Um cochilo em um ambiente confortável com luz e ruído limitados.

Assine nosso conteúdo exclusivo

4. Recupere o ritmo devagar

Não planeje nada que exija muito (em termos mentais ou físicos) logo após o cochilo quando você possa estar um pouco grogue.

Comer para dormir

O que você come e bebe – sobretudo à noite – talvez contribua para os distúrbios do sono. Para garantir um ótimo descanso, experimente:

– Não comer muito no jantar
De acordo com os especialistas, o jantar deve ser servido em até três horas antes de ir para a cama. Evite alimentos condimentados, gordurosos, picantes ou ácidos – são mais difíceis de digerir e talvez o privem de dormir ou o acordem à noite. Isso é muito importante se você sofre de azia. Comer tarde pode resultar em uma quantidade significativa de refluxo, assim como dormir de costas.

– Evitar bebida alcoólica antes de ir para a cama
Um pequeno trago de bebida alcoólica para ajudá-lo a adormecer talvez pareça uma boa ideia. Mas embora o álcool atue como sedativo ao entrar na corrente sanguínea, muitas horas mais tarde o efeito passa a ser contrário, despertando-o. Um estudo japonês de 2011 sugeriu que o álcool ingerido cerca de duas horas antes de deitar realmente interfere nos poderes restauradores do sono. Em vez disso, tome um copo de leite morno que serve como calmante (contanto que não faça com que você se levante à noite).

– Cortar a cafeína
Um café irá revigorá-lo de manhã e, do mesmo modo, não o deixará dormir à noite. E mais, é possível que afete o sono por até 12 horas depois de ingerido. Assim, tente eliminar a cafeína (no café, nos chás que não sejam à base de ervas, no chocolate e nos refrigerantes) por completo após o almoço. (Além disso, bebidas cafeinadas são diuréticas. Então, melhor evitá-las se quiser acabar com as visitas noturnas ao banheiro.) Segundo pesquisadores do Instituto Nacional de Envelhecimento em Maryland, nos Estados Unidos, a cafeína oculta em alguns medicamentos também pode dificultar o momento de adormecer. Dessa forma, peça ao médico aqueles que não contenham cafeína.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!