Todos nós podemos passar por altos e baixos ao longo das fases da vida, e em cada uma delas há desafios específicos para o bem-estar. Mas às vezes – e para algumas pessoas – situações de estresse, perdas, mudanças de vida ou problemas familiares podem parecer um obstáculo intransponível, destruindo o prazer de viver. O médico pode ajudar em muitos casos, e neste artigo você vai aprender algumas estratégias de enfrentamento.

Bem-estar todos os dias

O estado de ânimo no dia a dia depende não só de fatores externos, como o trabalho ou as relações familiares; mas também das próprias atitudes e das atividades habituais – exercício físico, ocupações criativas e interação social.

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1. Ouça música

Os poetas descreveram como a música “acalma e repousa a mente”. Agora, os cientistas afirmam ter comprovado que ouvir música regularmente é um mecanismo eficaz de promover o bem-estar e a saúde – despertando emoções positivas e reduzindo os níveis de estresse. O estudo mostrou que as pessoas que ouvem suas músicas preferidas têm menor nível de estresse que as que ouvem músicas escolhidas por outras pessoas ou que não ouvem música.


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2. Diga não

Talvez você acredite que ser uma pessoa que diz sim é um caminho para a felicidade, mas pode estar errado. Aprender a dizer não é uma estratégia mais eficaz para criar ânimo – ao menos para as pessoas que esgotam sua energia ou que ouvem pedidos para fazer coisas que não são do seu agrado. Ainda que recuse um pedido, você pode ser um bom amigo. E é provável que os outros o respeitem mais por ser fiel aos seus princípios. Caso esteja em uma situação que não traz mais satisfação, diga não.


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3. Faça sexo assim que acordar

Você vai começar o dia com muito mais disposição do que se tomasse apenas café e comesse torrada. De acordo com a Dra. Debby Herbenick, cientista americana, o sexo estimula a liberação do hormônio ocitocina, que faz os casais se sentirem românticos e conectados durante todo o dia. Portanto, da próxima vez que seu parceiro perguntar, “O que vai querer no café da manhã?”, você já sabe o que responder.


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4. Use a voz

Lembre-se de como você se sentiu bem ao cantar junto com outras pessoas, em um coral ou em um evento esportivo – e como esse sentimento perdurou. Você pode fazer isso sozinho em casa, não importa se tem uma voz de anjo ou é desafinado – ou pode participar de um coral se quiser levar a sério. Qualquer que seja a opção, você vai notar a melhora do ânimo.