5 mitos mais comuns sobre diabetes revelados

Considerando todos os fatores envolvidos com o diabetes, há muita desinformação. Abaixo, especialistas revelam quais são os 5 mitos mais comuns envolvendo

Douglas Ferreira | 20 de Maio de 2020 às 12:00

juststock/iStock -

Considerando todos os fatores envolvidos com o diabetes, há muita desinformação. Abaixo, especialistas revelam quais são os 5 mitos mais comuns envolvendo esta doença.

Mito 1: Se você tiver diabetes, nunca mais poderá comer açúcar

As pessoas com diabetes podem comer doces, mas eles devem fazer parte de um plano controlado de refeições (da mesma forma que para
quem não tem diabetes).

Mito 2: Eu só tenho um pouco de diabetes

Ou você tem diabetes ou não tem. Mesmo que o seu diabetes do tipo 2 não precise de injeções de insulina (o tipo 1 sempre precisa), ainda assim requer cuidados médicos e um estilo de vida saudável.

Mito 3: Eu me sinto bem e o nível de açúcar no meu sangue é baixo

Um nível alto ou baixo de açúcar no sangue nem sempre acarreta sintomas. A monitoração regular é a única maneira de saber com certeza se você está em segurança.

Mito 4: Sou especialista em autocontrole; para mim check-ups são uma perda de tempo

Seu esquema de tratamento nunca está concluído. Graças às pesquisas em andamento, a comunidade médica está constantemente aprendendo mais sobre essa doença complexa e como lidar melhor com ela. O ideal é ir ao médico regularmente para ajustar seu esquema.

Mito 5: Se eu não preciso de insulina ou remédios, então meu diabetes não é grave

O diabetes sempre é sério. Mesmo que a dieta e os exercícios mantenham a glicemia sob controle, suas células ainda são resistentes à insulina, e a doença pode agravar-se se você não se cuidar.

Agora que você já desvendou os principais mitos sobre a diabetes, entenda quais são os tipos e tratamentos.