5 mitos sobre o sono saudável

Conheça os cinco principais mitos sobre o sono saudável para dormir com tranquilidade durante toda a noite.

Douglas Ferreira | 12 de Setembro de 2020 às 14:00

Peopleimages/iStock -

É durante o sono que o cérebro consolida nossas memórias e que o corpo se recupera do longo dia de atividades. No entanto, ainda existem muitos mitos em torno do que é ou não um sono saudável. E nós vamos derrubá-los agora, confira abaixo os 5 mitos sobre o sono saudável.

Mito 1: Somente um sono ininterrupto significa dormir bem

Na verdade, ninguém dorme a noite inteira. Pelo contrário, até quem tem o melhor dos sonos acorda cerca de 30 vezes durante a noite – é isso mesmo: 30 vezes! Só que esses momentos de despertar são tão curtos que não nos damos conta deles, e isso não atrapalha em nada o sono. O problema surge justamente quando passamos a perceber esses momentos e não conseguimos dormir de novo.

Mito 2: Precisamos de oito horas de sono por noite

Imagem: Darumo/iStock

Cada pessoa tem as suas próprias necessidades de sono, e o número suficiente de horas pode variar de sete a nove horas por noite dependendo da genética de cada um. Essas necessidades também podem variar ao longo da vida. No entanto, a maioria dos especialistas concorda que dormir oito horas por noite é o ideal para a maioria das pessoas e que menos do que isso pode afetar o rendimento e o cérebro.

Mito 3: Dormir antes de meia-noite proporciona um sono saudável

Não é o relógio do quarto quem melhor define o horário ideal para você dormir, e sim o seu relógio biológico. E se você acredita nesse mito, vai ficar surpreso ao saber que a “meia-noite biológica” (horário de menor rendimento biológico) corresponde, para a maioria das pessoas, ao horário entre três e quatro horas da madrugada. Isso não significa dizer que você só deve ir para a cama às 3h da manhã, e sim que o sono depois da meia-noite pode ser tão bom quanto o sono de antes da meia-noite. O sono saudável possui vários estágios e é importante dormir tempo suficiente para passar por todos eles.

Mito 4: Ver televisão ajuda a adormecer

Imagem: seb_ra/iStock

Muitas pessoas se surpreendem quando descobrem que, na verdade, a televisão atrapalha a qualidade do sono. As luzes e o ruído da TV chegam ao cérebro mesmo durante o sono e o impedem de atingir suas fases mais profundas (e importantes). Assim, o ideal para ter um sono saudável é dormir em um ambiente escuro e silencioso.

Mito 5: O sono é um período de descanso

Praticamente todas as pessoas mudam de posição dezenas de vezes durante a noite – nem a cabeça permanece imóvel. A verdade é que o corpo não se desliga durante o sono, apenas muda o seu “modo de operação”. Várias funções cerebrais e corporais importantes acontecem durante o sono.