Todo mundo que quer perder peso já ouviu alguma afirmação que ficou na dúvida se era verdade ou não. Nem sempre temos um nutricionista ou médico disponível para tirar nossas dúvidas. Por isso consultamos profissionais da área de saúde nutricional e trouxemos as respostas a 5 dúvidas muito comuns àqueles que estão em busca de emagrecer.

Listamos pra você 21 dicas de especialistas para emagrecer e evitar o efeito sanfona.

Confira abaixo o que é verdade e o que é mito quando o assunto é perda de peso!

Nastia11/iStock

1. Beber líquido durante as refeições promove aumento de peso?

Sim, pode interferir nos níveis de ácido gástrico e de bile necessários para a digestão dos alimentos. O consumo de muita água gelada durante as refeições torna a digestão lenta e pode provocar cólica em indivíduos sensíveis.

De modo geral, recomenda-se não beber água nos 15 minutos que antecedem e nos 60 minutos após as refeições. Se você gosta de beber água durante as refeições, beba pequenos goles por vez. Experimente espremer limão na água para ajudar a digestão.

Uma opção é chá morno ou quente após as refeições (os japoneses e chineses fazem isso há séculos).


Deagreez/iStock

2. Exercício físico é melhor que dieta para emagrecer?

Para manter ou para perder peso, aposte na dieta (reeducação alimentar) associada aos exercícios físicos. Lembre-se de que o nosso corpo é um livro-caixa: quando consumimos mais calorias do que gastamos, engordamos e quando gastamos mais calorias do que consumimos, emagrecemos. Segundo os especialistas, o ideal é aliarmos as duas práticas: dieta e exercícios físicos.


Wavebreakmedia/iStock

3. É verdade que as mulheres têm mais dificuldade para perder peso que os homens?

Infelizmente, sim. Parte do motivo: os homens têm mais massa muscular, o que os ajuda a queimar calorias com mais eficiência. Os homens também podem achar mais fácil do que as mulheres evitar comidas tentadoras quando estão de dieta. Num estudo com tomografias do cérebro, pesquisadores mostraram alimentos tentadores a homens e mulheres que não haviam comido por um dia, e depois pediram que lutassem contra a fome. O cérebro dos homens mostrou muito menos atividade nas áreas de regulação emocional, memória e motivação do que o das mulheres – como se fosse mais fácil para eles “desligar” o desejo pelos alimentos prediletos.


gresei/iStock

4. Bebidas quentes ou geladas ajudam a perder peso?

Um estudo sobre termogênese induzida pela água constatou que beber água gelada resulta em aumento do gasto energético em homens e mulheres, muito provavelmente porque o corpo gasta calorias para colocar a água na temperatura que ele precisa. Os homens queimam gordura para fazer isso e as mulheres queimam carboidratos. Os efeitos do aumento do metabolismo começam cerca de 10 minutos após o consumo e atingem seu máximo em 30 a 40 minutos. Os orientais preconizam o consumo de bebidas quentes antes e/ou depois das refeições, mas não há comprovação de que isso emagreça.