Todo mundo que quer perder peso já ouviu alguma afirmação que ficou na dúvida se era verdade ou não. Nem sempre temos um nutricionista ou médico disponível para tirar nossas dúvidas. Por isso consultamos profissionais da área de saúde nutricional e trouxemos as respostas a 5 dúvidas muito comuns àqueles que estão em busca de emagrecer.

Listamos pra você 21 dicas de especialistas para emagrecer e evitar o efeito sanfona.

Confira abaixo o que é verdade e o que é mito quando o assunto é perda de peso!

Tinatin1/iStock

5. Comer rápido dificulta emagrecer?

Comer muito rápido dificulta a perda de peso. Isso acontece porque seu corpo não dispõe do tempo necessário para sinalizar que você está satisfeito. O tempo mínimo para o cérebro registrar a saciedade é de 20 minutos, e alimentar-se depressa induz a comer demais. Mastigue bem os alimentos, fazendo uma pausa entre as garfadas.

Siga esta técnica simples e eficiente: pouse o talher logo após levar a comida à boca e mastigue devagar, sem pressa, antes de pegar o talher novamente – converse, leia uma página de livro ou ouça rádio. Os sucos digestivos têm mais tempo para agir durante a pausa, assim também o estômago, para sinalizar ao cérebro que você está saciado, evitando que você coma excessivamente – uma refeição adequada deve durar mais de 20 minutos. A azia diminui quando você mastiga bem e come lentamente. Coma pouco e desfrute o momento das refeições.