Mais um dia começa, e você sabe que precisa passar mais algum tempo dentro do seu veículo. Se as suas costas doem só de pensar nisso, está na hora de pensar em meios para dirigir com conforto. Afinal, a sua segurança também depende disso.

Muitos motoristas sofrem com dores musculares por passar algumas horas dentro do carro, seja em uma viagem ou a trabalho. Por esse motivo, algumas mudanças podem — e devem — ser feitas para obter mais conforto dentro do carro e garantir uma viagem mais tranquila.

Má postura pode causar sérios problemas

A má postura no trabalho não se limita apenas aos motoristas. Pessoas que trabalham muitas horas sentadas estão mais propensas a desenvolver problemas como a hérnia de disco, o que leva a sérias complicações.

Para evitar o problema, procure sentar-se de modo ereto, na cadeira. Motoristas em particular devem, como é dito em uma das dicas abaixo, ajustar o banco para que as costas não mudem de lugar constantemente.

É possível diferenciar ainda dores musculares de dores neurais. Analgésicos, massagens e outras soluções comuns podem remediar as primeiras, mas preste atenção às neurais. Elas geralmente vêm acompanhadas de queimação, choques, fisgadas e formigamentos. Se sentir algum ou vários desses sintomas, investigue a causa.

Alongue-se!

A prática do alongamento provavelmente vai melhorar o seu dia a dia e evitar dores e problemas, como por exemplo a tendinite. Antes de entrar no carro, faça uma sessão de alongamento simples para os braços, pernas, pescoço e tronco. Alongar melhora a circulação sanguínea, prevenindo que os músculos fiquem tensionados, o que pode ocasionar em dores e rompimento.

Veja a seguir algumas dicas para dirigir com conforto e cuidar da saúde:

g-stockstudio/iStock

1. Sente-se ereto

E bem recostado no banco. Seu conforto é importante tanto para sua segurança como para sua saúde, e chegar ao destino sem dores. Eleve ou abaixe o banco para enxergar claramente tanto a rua quanto o painel. Seus joelhos devem estar nivelados com os quadris. Se tiver baixa estatura, use uma almofada (disponível em lojas de acessórios para carros).


Phantom1311/iStock

2. Deslize o banco

Destrave o banco e busque os pedais do seu carro. Encontre uma posição em que suas pernas não fiquem muito esticadas nem muito apertadas. Dessa forma você alcançará os pedais confortavelmente, sem riscos para a circulação de sangue enquanto estiver sentado.


Monica Sauro/Unsplash

3. Regule o ângulo do encosto do banco

O banco do motorista deve estar reclinado na apenas em 100 ou 120 graus para que você tenha uma visão clara da frente do carro e ainda ficar confortável, principalmente em viagens longas. Nunca recline tanto o banco para frente ou para trás, ou a sua coluna começará a doer.


Art Markiv/Unsplash

4. Movimente o encosto de cabeça

Muita gente pensa que o encosto de cabeça serve para que o motorista recoste enquanto dirige, mas não é verdade. O encosto é mais um acessório de segurança, e serve para amortecer qualquer impacto externo que leve a cabeça para trás. Por isso, é necessário ajustar o encosto de forma que o centro fique o mais próximo possível da parte superior das orelhas. Trave bem o encosto assim que encontrar a posição mais confortável.