Faça uma busca
|
Publicado em: 24 de setembro de 2019

6 hábitos que parecem saudáveis, mas que prejudicam sua saúde

Alguns hábitos supostamente saudáveis talvez não sejam tanto assim, no fim das contas. Confira 6 deles que você pode abandonar agora mesmo.

Imagem: © MOLLY CRANNA

Todos nós desejamos ter uma saúde de ferro. E para isso, é preciso manter uma rotina de hábitos saudáveis. Porém, na busca pelo o que fazer ou comer, acabamos acreditando em algumas falácias e caindo em erros. Para evitar essas armadilhas, nada melhor do que a se cercar de informação! Assim, você manterá sua saúde em dia!

Veja mais: Aprenda a preparar uma lista de compras saudáveis

Confira abaixo a opinião de especialistas sobre 6 hábitos saudáveis mas que 

  • baibaz

    1. Suplementos de Cálcio

    “Uma análise recente realizada por pesquisadores da Johns Hopkins Medicine, em Maryland, nos EUA, indica que, embora a alimentação rica em cálcio pareça protetora, tomar cálcio sob a forma de suplementos pode aumentar o risco de acúmulo de placas nas artérias. Conclusão: coma alimentos ricos em cálcio, como laticínios e verduras, e esqueça os comprimidos.”

    DR. ANDREW D. ATIEMO, cardiologista de Flagstaff, no Arizona, e membro do Colégio Americano de Cardiologia


  • YelenaYemchuk

    2. Sucos

    “Os sucos têm fama de saudáveis, mas pode haver um certo exagero aí. Claro, você pode beber suas vitaminas e sais minerais, mas também ingere muito açúcar. O pior aspecto dos sucos é que eles tiram das frutas, legumes e verduras as fibras que atenuam a reação glicêmica, contribuem para a saciedade e promovem a regularidade intestinal. É melhor comer frutas e legumes inteiros.”

    EMILY BRAATEN, nutricionista e mestre em Nutrição de Washington


  • Vergani_Fotografia

    3. Multivitamínicos diários

    No mundo inteiro, gastam-se bilhões de dólares por ano com vitaminas. “Praticamente todo esse dinheiro é desperdiçado, porque cada vez há mais indícios de que esse acréscimo à alimentação não é eficaz para prevenir doenças crônicas e pode ser prejudicial quando usado em grande dose. Os alimentos contêm elementos-traço e fibras que os suplementos não oferecem. Assim, é melhor fazer uma alimentação saudável com frutas, legumes, verduras e laticínios do que tomar suplementos.”

    STEVEN J. HAUSMAN, Ph.D., ex-cientista pesquisador dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA e presidente da Hausman Technology Presentations


  • 4. Lavar o rosto duas vezes por dia

    “Este é um conselho de rotina no tratamento da pele, mas não serve para todos. Quem tem pele seca, se lavar o rosto duas vezes ao dia, pode ressecá-la ainda mais. Duas vezes não é um número mágico que sirva para todos. No entanto, nunca deixe de lavá-lo depois de uma sessão de exercícios.”

    DR. ALAN J. PARKS, dermatologista e um dos fundadores da DermWarehouse


  • rclassenlayouts

    5. Sabonete antibacteriano

    “O uso de sabonete antibacteriano pode aumentar o risco de resistência das bactérias a determinados ingredientes desse tipo de produto. A melhor maneira de lavar as mãos é com água e sabonete comum, tomando o cuidado de limpar entre os dedos.”

    DR. ROB DANOFF, osteopata, médico de família e diretor dos programas de Residência Médica em Emergência e Prática Familiar da Aria-Jefferson Health


  • miya227

    6. Alongamentos estacionários

    “Já se acreditou que os alongamentos estáticos antes dos exercícios seriam importantes para prevenir lesões e melhorar o desempenho. No entanto, novas pesquisas não comprovaram que eles reduzissem as lesões e constataram que podem até diminuir a força muscular. Os alongamentos dinâmicos, em que se alongam os músculos com movimentos controlados, são uma escolha melhor para preparar o corpo para o exercício.”

    NARESH C. RAO, osteopata e especialista em medicina desportiva da Sports Medicine at Chelsea, em Nova York.

    POR CHARLOTTE HILTON ANDERSEN


  • Agora você já pode repensar esses hábitos e conferir 6 formas de ficar verdadeiramente mais saudável – sem dietas! 


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close