O câncer de cólon é uma doença que se inicia na parte do intestino grosso chamada cólon, no reto e no ânus. Assim como outros tipos de câncer, este também pode ser tratado e, na maioria dos casos, pode ser curado, quando o diagnóstico é feito de maneira precoce, ou seja, quando o tumor ainda está localizado e não se espalhou para outros órgãos. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2018, o número de mortes por câncer foi de “1.9603, sendo 9.608 homens e 9.995 mulheres (2018 – Atlas de Mortalidade por Câncer – SIM)”. 

Quando falamos de estatísticas, este é considerado o terceiro tipo mais comum, representando 10% dos novos casos de câncer.

Pessoas com idade igual ou acima de 50 anos são mais propensas a ter, mas nem por isso jovens não são atacados com a doença, como é o caso do ator Chadwick Boseman, de Pantera Negra, que faleceu com 43 anos.

Além disso, excesso de peso e alimentação não saudável também aumentam o risco para o câncer de cólon, de acordo com o INCA. 

Leia também: Câncer de cólon: entenda a doença que causou a morte do ator Chadwick Boseman

Os sintomas deste tipo de câncer são variados e costumam ser observados em estágios mais avançados da doença. Por isso, no início, os sinais costumam ser bem silenciosos e difíceis de perceber. 

Atenção:

Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico ou farmacêutico.

Câncer de cólon: confira 6 sintomas silenciosos da doença

Drazen Zigic/iStock

Falta de ar

Assim como a anemia, outro sinal de que pode estar ocorrendo sangramento interno é a falta de ar.

Seu corpo pode estar indicando que não está funcionando direito e que está fazendo mais esforço do que deveria e, com isso, a capacidade do sangue de transportar oxigênio fica comprometida, causando a falta de ar.


Karolina Grabowska/Pexels

Fezes com sangue

Geralmente quando falamos de sangramento quer dizer o sangue bem vermelho. Mas, nem sempre é isso que acontece.

Em alguns casos, sendo este um dos sintomas do câncer de cólon, as fezes podem ter uma aparência avermelhada mais escura que também é um sinal de que provavelmente há sangue nelas.

Em alguns casos, isto pode indicar uma úlcera, por exemplo, mas também pode ser um dos sintomas deste câncer.